Florianópolis, 18.8.2022 - Toda empresa quando pensa em se internacionalizar, a primeira coisa que tem que aprender é inovar, disse Manuel Mendes, sócio do IXL-Center. Ele participou do Workshop Estratégias de Acesso ao Mercado dos Estados Unidos, realizado pela Federação das Indústrias (FIESC), na manhã desta quinta-feira, dia 18, em Florianópolis. Ele salientou que mercados maiores e mais atrativos também são mais competitivos e custosos para entrar. “Então focamos em estratégias que têm maior facilidade de ingressar num determinado mercado”, explicou.
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou a parceria da FIESC com o IXL Center para ampliar a internacionalização da indústria catarinense. “Temos uma relação comercial muito forte com os Estados Unidos. É o nosso principal parceiro comercial, mas há um grande potencial para incrementar os negócios”, afirmou.
Renato Sabaine, especialista comercial do Departamento de Comércio dos Estados Unidos, disse que o estado da Flórida tem o Brasil como seu maior parceiro comercial. Ele destacou que não existe fórmula para entrar no mercado norte-americano e que antes de vender as empresas precisam: ter conhecimento do mercado, avaliar o tamanho dele e as estratégias de entrada, estar atentas às regras comerciais e a legislação vigente, avaliar nichos e ter suporte pós-venda. “Não fique acomodado com o tamanho do mercado brasileiro. Saia imediatamente ao encontro da sua fatia no mundo globalizado ou o seu concorrente internacional virá buscar a sua fatia do mercado nacional”, afirmou Sabaine.
Ainda no encontro, Alexandro Azevedo, do IXL-Center, falou às empresas sobre como definir canais de venda on-line e off-line.
A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, disse que a internacionalização é um dos eixos estratégicos da FIESC e que diversas indústrias catarinenses participam do Programa de Internacionalização da entidade, o Intercomp. A iniciativa atende indústrias de todos os portes e segmentos.
Na tarde desta quinta, representantes de indústrias estão participando de reuniões individuais com o IXL-Center e o Departamento de Comércio dos Estados Unidos para prospectar negócios e tirar dúvidas.