Florianópolis, 14.08.2025 – O SENAI/SC foi reconhecido nesta quinta-feira (14) como a marca mais lembrada em ensino profissionalizante no prêmio Top of Mind, do Grupo NSC. O anúncio ocorreu em evento na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) que reuniu empresários, autoridades e representantes das marcas mais lembradas pelos catarinenses.
O diretor-regional do SENAI/SC, Fabrízio Pereira, diz que o reconhecimento reflete os investimentos do programa Educação 20/30, que superam R$ 1,5 bilhão, na busca da excelência. “Ser a marca mais lembrada pelos catarinenses nos enche de orgulho. Mostra que a excelência que buscamos diariamente nas salas de aula, laboratórios e projetos de inovação é percebida pela sociedade e reconhecida. É a prova de que Santa Catarina forma talentos para a indústria com a mesma qualidade das melhores referências do país”.
Além desse reconhecimento, o SENAI de Santa Catarina também é o melhor do país, segundo avaliação do SENAI Nacional. O resultado leva em conta o desempenho em 2024 em sete indicadores, como qualidade da educação, eficiência da gestão e performance dos Institutos de Inovação e Tecnologia.
O desempenho na avaliação do SENAI demonstra a eficácia da metodologia e da estrutura do SENAI/SC, além da qualidade da equipe, de acordo com o diretor-regional. “Atingimos este patamar graças ao investimento contínuo em tecnologia, capacitação docente e aproximação com as necessidades das indústrias. Vamos seguir avançando para oferecer educação profissional de ponta e inovação para tornar nossa indústria cada vez mais competitiva”.
Referência em educação profissional há mais de 70 anos, o SENAI/SC tem unidades em todas as regiões do estado. Oferece cursos técnicos, cursos profissionais e aprendizagem industrial (mescla aulas no SENAI e trabalho na empresa contratante). Só ano passado, em todo o estado, registrou 258,6 mil matrículas.
Parcerias para a formação profissional
O SENAI adota estratégias diferenciadas para seus programas de educação profissional, buscando combater a carência de profissionais qualificados no mercado e, ao mesmo tempo, aumentar a empregabilidade dos trabalhadores. Para isso, investiu na modernização das estruturas e, especialmente, dos laboratórios didáticos. As bancadas para a indústria 4.0 são um exemplo disso.
Para ampliar a oferta de cursos profissionais, aposta em parcerias com instituições públicas e privadas e amplia a jornada EAD para alcançar ainda mais trabalhadores.
Em parceria com sindicatos, indústrias e prefeituras, o SENAI também oferece capacitações e cursos para posições iniciais na indústria, por meio de gratuidades. Entre as iniciativas estão os programas Jornada das Costureiras, o AMPLIA e o TEM - do setor de madeira e móveis -, além de cursos na área da construção civil.
Outro exemplo de parceria é o programa Cidade Mais Tec, que oferece cursos de tecnologia gratuitos para jovens e adultos que querem seguir carreira na área. A colaboração com o setor industrial também se destaca, com modelos de escolas e de aprendizagem dentro da indústria. Só em 2024, foram 80 mil pessoas beneficiadas com o apoio das prefeituras.
Sobre o Top of Mind
Realizada pelo Instituto Mapa e publicada pela NSC, a pesquisa Top of Mind é baseada em respostas espontâneas, medindo o grau de lembrança dos consumidores em 37 categorias — entre “Top executivo”, “Top população estadual” e “Top população regional”.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas