Florianópolis, 25.09.25 - Representantes de cerca de 30 empresas catarinenses participaram nesta quarta (24) do 27º Congresso Estadual de Equipes de Melhorias, realizado na sede da Federação das Indústrias de SC (FIESC), em Florianópolis.
O evento foi marcado pela apresentação de cases desenvolvidos por equipes de diferentes segmentos industriais, com foco em produtividade, saúde e segurança, sustentabilidade e práticas lean.
Durante o congresso, foi realizada ainda a cerimônia de entrega do Prêmio Catarinense de Ideias de Melhoria (PCIM), em sua 14ª edição, que reconheceu os projetos de maior impacto em diversas áreas. Oxford, Condor, Círculo, Aurora, Ciser, Pamplona e Librelato estão entre as empresas premiadas. Confira a relação de categorias e vencedores no fim do texto.
Promovido anualmente pelo Núcleo Catarinense de Círculos de Controle de Qualidade (CCQ), o encontro tem como objetivo fortalecer a cultura da melhoria contínua dentro das empresas, reconhecendo o protagonismo dos colaboradores na geração de ideias que contribuem para inovação, competitividade e bem-estar no ambiente de trabalho.
A programação também contou com palestras que trouxeram reflexões sobre visão e atitude para fazer acontecer, destacando o protagonismo necessário para inovar, crescer, inspirar e transformar processos e pessoas.
“O congresso mostra a força da inovação que nasce dentro das próprias equipes. São os colaboradores, no dia a dia da operação, que identificam oportunidades e transformam processos. Esse é o espírito que mantém nossa indústria competitiva e sustentável”, afirmou Naissa Saccon, presidente do Núcleo Catarinense de CCQ.
Empresas vencedoras do Prêmio Catarinense de Ideias de Melhoria
Categoria Excelência qualidade e produtividade
3º - Oxford, com o projeto “Melhoramento tamanho das caixas de aparelho 20 e 30 peças (linha Oxford)”
2º -Condor, com o projeto “Alterar marcação do estojo de fio dental”
1º - Oxford, com o projeto: “Melhoria nos roller’s estamparia de canecas”
Categoria Excelência em saúde e segurança
3º - Oxford, com o projeto “Redução de setup na troca das grelhas das prensas hidráulicas”
2º - Círculo, com o projeto “Redução de esforço físico nas máquinas turbo”
1º - Aurora Coop, com o projeto “Riscos ergonômicos na retirada das caixas com produto (estômago de suínos) na saída da centrífuga”
Categoria excelência ambiental
3º - Ciser, com o projeto “Eficiência energética em sistema de torres de resfriamento”
2º - Pamplona alimentos, com o projeto “Automatizar o acionamento de água nas centrífugas de pé e orelha”
1º - Oxford, com o projeto “Redução no consumo dos anéis buller's”
Categoria excelência Lean
3º - Ciser, com o projeto “TPM CF-30 – Pilar manutenção autônoma”
2º - Aurora Coop, com o projeto “A3 -IQF com estabilidade, o atendimento ao plano vira realidade”
1º - Librelato, com o projeto “Furgões lonado e alumínio: atendendo uma nova demanda”.
Com informações do Núcleo Catarinense de CCQ.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.