Florianópolis, 17.11.2025 - A Nidec ACIM, que em Joinville fabrica os equipamentos Embraco, participou do painel "Competitividade, inovação e infraestrutura tecnológica", promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) na COP30, em Belém (PA). O evento reuniu especialistas para debater o papel do setor produtivo brasileiro na redução de emissões e no avanço tecnológico voltado à descarbonização.
"A transição tecnológica sustentável não é abstrata, já está acontecendo e em escala. A tecnologia Inverter, por exemplo, permite economia de energia de até 40% nos refrigeradores, o que, multiplicado por milhões de aplicações, representa impacto direto na descarbonização global", afirmou o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento, Ronaldo Duarte.
Além de Duarte, compuseram o painel Charles Belettini Hahn, analista ESG da WEG, empresa referência em soluções para a transição energética e a eletrificação industrial; o gerente sênior de Engenharia de Produtos da Daikin Brasil, João Aureliano; e a diretora de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia do Inmetro, instituição que atua na base regulatória e científica que sustenta a competitividade da indústria, Danielle Assafin.
Inovação brasileira com impacto mundial
O executivo da Nidec ACIM destacou que a Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) segue como eixo central da jornada de sustentabilidade da empresa, que há mais de duas décadas investe em soluções que unem desempenho, eficiência e redução de impacto ambiental.
Adaptada pela Embraco em 1998, a tecnologia Inverter VCC (Variable Capacity Compressor) foi um marco mundial que permitiu a substituição gradual dos compressores de velocidade fixa pelos de velocidade variável, que ajustam a rotação conforme a demanda térmica e eliminando picos de consumo de energia.
De acordo com Danielle Assafin, do Inmetro, a inovação fez com que o Inmetro criasse, em 2020, um novo padrão de etiquetagem de eficiência energética que deixa a identificação dos modelos mais eficientes muito mais fácil para o consumidor. “Os modelos com tecnologia inverter são os mais econômicos do mercado e foram responsáveis por desencadear a criação de novas classificações energéticas pelo Inmetro”, informou.
Além da eficiência energética, a jornada de inovação da Nidec ACIM, também resultou na miniaturização dos compressores Embraco, com redução superior a 60% no uso de matéria-prima, otimizando recursos e reduzindo o impacto ambiental na produção. A empresa também lidera a transição para refrigerantes naturais de baixo potencial de aquecimento global (GWP), como o R600a (isobutano).
Os compressores desenvolvidos pela empresa não apenas atendem, mas antecipam os requisitos de eficiência energética estabelecidos pelo Governo Federal, demonstrando como o investimento em P&D pode alinhar competitividade e conformidade regulatória.
Indústria indutora da transição energética
Como indústria de bens de capital, a Nidec ACIM atua como indutora da transição energética, fornecendo tecnologia que permite aos fabricantes de refrigeradores alcançar classificação "A" na Etiqueta Nacional de Conservação de Energia (ENCE) e obter o Selo Procel, impulsionando o setor produtivo nacional a patamares mais sustentáveis.
A fábrica de Joinville, referência global do grupo, é reconhecida por ser a primeira unidade carbono neutro da Nidec ACIM, operando com 100% de energia renovável e zero envio de resíduos a aterros. Em parceria com o Coletivo Lixo Zero Joinville, a empresa também reforçou suas ações de engajamento comunitário e de gestão eficiente de resíduos, evidenciando o compromisso com o desenvolvimento sustentável local.
Metas 2030
A participação na COP30 possibilitou à Nidec ACIM reforçar seu compromisso com a transição energética, além de divulgar amplamente as metas de sustentabilidade para 2030: tornar todas as operações carbono neutro, reduzir em 1 gigatonelada a pegada de carbono de seus clientes, garantir que fornecedores-chave adotem práticas de ESG e alcançar 25% de mulheres na liderança.
Sobre a Nidec ACIM
Nidec Appliance, Commercial and Industrial Motors (ACIM) é uma Unidade de Negócios da Appliance Automotive Division (AAD), composta por duas plataformas: Global Appliance (GA) e Commercial & Industrial (C&I). Com aproximadamente 18 mil colaboradores e mais de 30 fábricas em 25 países, oferece soluções tecnológicas inovadoras em motores, compressores e sistemas de refrigeração, com foco em eficiência energética e sustentabilidade.
Com informações da Nidec ACIM e da ABDI.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação
Quer acesso direto a mais conteúdos como este? Assine a newsletter Indústria News e receba diariamente no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.
