Instituto SENAI de Alimentos e Bebidas amplia escopo de ensaios acreditados pelo Inmetro

As análises que receberam acreditação são realizados nos laboratórios de Microscopia e de Biologia Molecular, este instalado em 2020, como parte do esforço para combater o coronavírus, mas desde o princípio com a perspectiva de redirecionamento para apoio à indústria no setor de alimentos e bebidas.

Florianópolis, 14.6.24 - O Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, sediado em Chapecó, ampliou o escopo de ensaios acreditados na Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro (CGCRE). Os ensaios que passaram a ser acreditados são realizados pelos laboratórios de Microscopia e de Biologia Molecular (BioMol).

A instalação do BioMol, em 2020, no auge da pandemia da Covid 19, fez parte do enfrentamento da crise sanitária, mas desde o princípio com a perspectiva de ser redirecionado para o desenvolvimento da indústria. “Hoje o laboratório está totalmente focado no atendimento ao setor fabril, no âmbito da saúde humana, segurança de alimentos e meio ambiente”, afirma o diretor regional do SENAI/SC, Fabrizio Machado Pereira. “O investimento à época foi de R$ 3 milhões, que contemplou também a instalação do Laboratório de Bioinformática, em Florianópolis, que igualmente foi dedicado ao combate da Covid e hoje está direcionado ao atendimento ao setor industrial de maneira abrangente”, explica.

Apoio à indústria

No mês de março, a Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro formalizou ao Instituto SENAI de Tecnologia em Alimentos e Bebidas, de Chapecó, a acreditação dos ensaios de biologia molecular para detecção de organismo geneticamente modificado (PCR Promotores: 35S; FMV; NOS) e de trigo, cevada e centeio (PCR). Além disso, também receberam a acreditação a detecção de espécies animal (frango, suíno e bovino) e identificação de sorotipo de Salmonella (Kit Microarray Check&Trace Salmonella). O Instituto tinha recebido sua primeira acreditação do Inmetro em 2008.

Os testes PCR ganharam notoriedade durante a pandemia, mas têm outras aplicações, inclusive no controle de qualidade de alimentos. “Eles oferecem mais agilidade e precisão”, afirma a biomédica Sthéfani Cunha, responsável técnica do Laboratório de Biologia Molecular. PCR é a sigla para reação em cadeia da polimerase, em inglês. Sua descoberta rendeu o Prêmio Nobel de Química de 1993 ao bioquímico estadunidense Kary Banks Mullis.

Mercado hahal

“No caso da Salmonela, é possível identificar aproximadamente 300 sorotipos, o que facilita as ações corretivas”, explica Sthéfani. “Já a detecção de espécies animais permite que a indústria garanta que produtos exportados não contenham traços de espécies indesejadas, como por exemplo no mercado halal (muçulmano), que tem restrições a determinados produtos”, destaca a profissional. O Instituto de Alimentos está homologado junto às certificadoras para atendimento às demandas do mercado halal.

Também foi ampliado o escopo de ensaios acreditados de Microscopia, neste caso, com o objetivo de identificar a pureza de produtos, identificando matérias estranhas em chás preto, verde ou branco e de camomila, erva-mate, farinha de trigo, amido, geleias e doces em pasta, cacau e derivados e em produtos de tomate.

“No conjunto, os ensaios acreditados são de extrema importância para a indústria, pois ajudam a garantir a qualidade dos produtos”, explica a coordenadora do Instituto, Andressa Casarin. Ela salienta que o Instituto SENAI presta serviços à indústria, para que ela avalie a conformidade de seus processos e produtos, ou seja, o instituto não é um órgão de fiscalização.

Instituto de Alimentos e Bebidas

Criado na década de 1990, então denominado Centro de Tecnologia, o Instituto de Alimentos e Bebidas integra uma rede do SENAI composta por 62 Institutos de Tecnologia (sete deles em Santa Catarina) e 28 de Inovação (dos quais, três em território catarinense), focada no desenvolvimento da indústria brasileira, nos mais diversos segmentos. O Instituto oferece três dezenas de linhas de serviços em segurança de alimentos, saúde e bem-estar, processamento e sustentabilidade e indústria 4.0. O Instituto realiza cerca de 80.000 ensaios anuais, que atendem um portfólio de 780 indústrias.

O Instituto também é provedor de ensaios de proficiência, uma prática do meio laboratorial para validar resultados dos laboratórios. Ao longo de sua história, já realizou 1,18 milhão de ensaios de proficiência, envolvendo laboratórios de 500 empresas, localizadas em uma dezena de países da América Latina.

Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia

O SENAI possui, em todo o país, uma rede de 27 institutos de inovação (sendo três deles em SC) e 62 de tecnologia, dos quais sete no estado catarinense. A atuação desses institutos está focada em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, consultorias e testes e ensaios metrológicos acreditados para aprimorar e desenvolver processos e produtos industriais. Clique nos links para saber mais sobre:

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR