Em encontro promovido em Brusque pela FIESC em parceria com o Sebrae, representantes do setor conheceram demandas por tecnologias para uniformes

Brusque, 21.05.2025 - As inovações no setor têxtil e confecção catarinense foram o tema principal da reunião promovida nesta terça-feira (20), entre a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), empresários e entidades do setor. O objetivo do encontro, realizado em Brusque, foi debater soluções para o fortalecimento da indústria catarinense em relação ao mercado têxtil, voltado especialmente para as Forças de Defesa no país.

Conforme Luciane Camilotti, executiva do Condefesa da FIESC, Santa Catarina tem muito potencial para produzir e comercializar para o Exército e Polícia Rodoviária Federal, por exemplo. Contudo, no ranking de vendas, o estado ocupa a 6ª posição. “Alguém está vendendo, e não é Santa Catarina. Somente o exército possui um efetivo de 220 mil pessoas e o estado tem condições de atender. O que precisamos é nos unir e organizar a indústria para atender as exigências, e participar dos processos de licitação das forças armadas e das forças de segurança”, completa. 

Durante o evento, as Forças de Defesa apresentaram modelos, exigências e projetos para os uniformes. De acordo com Gisele Cunha Novo, presidente da Comissão de Prospecção de Materiais Operacionais da PRF, o desafio para as indústrias é oferecer tecidos flexíveis, maleáveis, resistentes e confortáveis. “Basicamente, precisamos de tecidos tecnológicos, que resistam à abrasividade, retenham a cor, não desbotem facilmente, e que se adaptem às necessidades de cada policiamento”, explica. 

Renato Caldeira, general da brigada do Exército e chefe de suprimento do comando logístico, reforçou que a indústria catarinense pode ajudar a aprimorar os uniformes, com qualidade e tecnologia. 

Para isso, o SENAI CETIQT (centro de desenvolvimento profissional para a indústria têxtil no Brasil) apresentou soluções e cases de sucesso no desenvolvimento de tecidos tecnológicos já desenvolvidos e em uso no Rio de Janeiro. Rodrigo Kurek, gerente do SENAI CETIQT, apresentou o novo uniforme de resgate do corpo de bombeiros, com tecido e padrão de camuflagem desenvolvidos pela instituição, além do conjunto camuflado desenvolvido para os fuzileiros. 

“Com o avanço das tecnologias e de novos materiais, os fardamentos passam a ser tratados como plataformas tecnológicas vestíveis. São produtos estratégicos de defesa pessoal envolvendo muito estudo e tecnologia, o que temos total capacidade de produzir nas instituições SENAI”, explica. 

O encontro também contou com a presença de Jairo Dias, coordenador do Instituto em Tecnologia em Têxtil, Vestuário e Design no LAFITE, localizado dentro do SENAI de Brusque. O laboratório realiza testes em fibras, fios, tecidos, malhas e produtos acabados, incluindo análises de falhas, classificação de algodão, e tem know-how e experiência para aprimorar e auxiliar as indústrias do estado. 

Projeto Defesa

No encerramento da tarde, Luciane e Juliana Bernardi, gerente da Regional Foz do Sebrae/SC, apresentaram uma iniciativa inédita que está lançando piloto em Santa Catarina – o Projeto Defesa. Com foco em micro e pequenas empresas, o projeto faz o diagnóstico de cada companhia, entendendo suas particularidades e características. 

“O projeto tem o objetivo de auxiliar os empresários viabilizando seu acesso a um novo mercado, que é o das Forças de Segurança. É um trabalho personalizado desenhado para cada empresa de forma individual, esclarecendo dúvidas e mostrando os caminhos para que nossa indústria esteja fortalecida e moderna, participando destas vendas tão específicas”, finaliza Juliana. 

O encontro contou com a presença, ainda, do general Adhemar da Costa Machado Filho, do departamento de ciência e tecnologia do Exército, e Onésia Liotto, representando a Câmara da Indústria Têxtil, Confecção, Couro e Calçados.

Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC. 

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Quer ficar por dentro das  principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine. 
 

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn