Harry Perusin recebe Mérito Industrial da FIESC em Concórdia

Outorga da primeira comenda regional da Federação foi realizada na noite de quinta-feira (11)

Concórdia, 12.9.2014 - O industrial Harry Perusin, de Concórdia, recebeu na noite desta quinta-feira (11) o Mérito Industrial Regional da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC). Ele foi o primeiro empresário agraciado com a condecoração regional, que reconhece até três personalidades da indústria por ano pelo trabalho desenvolvido em sua região de atuação.

Lembrando a capacidade de inovação, o espírito associativista, por meio da participação em diversas entidades empresariais, e o envolvimento do industrial com a comunidade, onde o trabalho de Harry no Corpo de Bombeiro Voluntários se destaca, o presidente da FIESC, Glauco José Côrte, disse que a trajetória de Perusin é uma lição de vida. "É disso que precisamos", afirmou. Conforme Côrte, Santa Catarina conta com Harry e com empresários inovadores como ele para a construção de uma indústria cada vez mais competitiva.

Emocionado com o reconhecimento, Perusin relembrou parte da sua história, inclusive os tempos de infância, quando fazia os próprios carrinhos para brincar. Homenageou seu pai, que lhe ensinou o valor do trabalho, e lamentou que a atual legislação trabalhista dificulte o acesso dos jovens ao mercado de trabalho. "As leis trabalhistas precisam ser aperfeiçoadas. Coisas do passado deveriam voltar, como a possibilidade de trabalhar aos 14 anos, legalmente, desde que não em serviços insalubres", disse, sendo interrompido pelos aplausos.

Côrte retomou o assunto em seu pronunciamento. "Hoje o jovem não pode trabalhar e o adulto não precisa", disse, referindo-se à atual situação do seguro-desemprego que leva a distorções no mercado de trabalho. "No ano passado foi gasto só em Santa Catarina R$ 1 bilhão com pagamento desse benefício, enquanto empresas não encontram trabalhadores para suas linhas de produção. Esse recurso poderia ter sido muito melhor investido em escolas ou estradas", afirmou. "Não somos contra o seguro, mas ele deveria amparar o trabalhador em situações de desemprego e não num momento como agora, em que vivemos o pleno emprego", defendeu.

Perusin nasceu em Concórdia, tem 65 anos, é casado e pai de três filhos. É sócio-diretor da Perozin Indústria Metalúrgica, empresa fundada em 1963, que se destaca pelas inovações criadas para o segmento agrícola. Na área social, Harry presidiu por cinco mandatos o Corpo de Bombeiros Voluntários de Concórdia, entidade em que hoje é membro da diretoria. Também é membro do conselho fiscal do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e do Material Elétrico da região do Alto Uruguai (Sindimec) e da Associação Empresarial de Concórdia (ACIC), membro do conselho diretivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), diretor plenário do Sindicato Nacional das Indústrias Metalúrgicas e Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Sindimaq-Abimaq).

Elmar Meurer
Assessoria de Imprensa da FIESC