Florianópolis, 29.11.2024 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) recebeu nesta quinta (28), em São Paulo, o Prêmio Proteção Brasil, o mais concorrido do país em Segurança e Saúde no Ambiente do Trabalho (SST).
O case premiado foi o programa Obra Mais Segura, criado em 2022 pelo SESI/SC e pelo Serviço Social da Indústria da Construção Civil (Seconci) para proteger trabalhadores de obras.
A premiação foi na categoria Ações Institucionais Voltadas à SST. Lucas Bergmann, líder de Negócios de Saúde e Segurança do Trabalho do SESI/SC, e Fernanda Vanderléia Aldrighi Retzem, coordenadora do Obra Mais Segura, representaram o SESI/SC no evento.
O Prêmio Proteção Brasil é promovido pela Revista Proteção. Neste ano, em todas as categorias, 336 cases estavam inscritos.
>>> Conheça os serviços SST do SESI/SC
COMO FUNCIONA
O Obra Mais Segura é adotado em mais de 600 obras do estado, com cerca de 20 mil trabalhadores.
Uma das estratégias do programa é escolher, com as construtoras, profissionais nos canteiros de obras, e oferecer a eles treinamento para que identifiquem riscos, orientem colegas e promovam práticas seguras de trabalho.
Além dos chamados agentes SOMAS (Supervisores Obra Mais Segura), equipes do SESI/SC fazem inspeções para verificar a conformidade das obras com normas de segurança.
EMPRESAS
O programa também é importante para as empresas: elas garantem um ambiente de trabalho seguro, reduzem o número de acidentes, evitam multas e processos trabalhistas e garantem o cumprimento das legislações em SST.
As participantes que demonstram compromisso contínuo com a segurança e a saúde dos trabalhadores recebem o selo Obra Mais Segura, um diferencial no mercado.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas