FIESC aponta oportunidades para negócios internacionais

O presidente da entidade, Mario Cezar de Aguiar, participou do Meeting Comex 2022, nesta quarta-feira, dia 13, em Joinville

Florianópolis, 13.4.2022 -  “Santa Catarina, um estado de oportunidades para negócios internacionais.” Este foi o tema da palestra do presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, durante o Meeting Comex 2022, evento realizado pelo Núcleo de Comércio Exterior da Associação Empresarial de Joinville (Acij).

Aguiar apresentou uma série de dados que mostram a força da economia catarinense e a relevância do segmento industrial. “Somos a 6ª maior economia do Brasil; somos o segundo estado com a maior participação da indústria de manufatura na composição da riqueza; quase ¼ da indústria catarinense é de alta intensidade tecnológica; somos um estado inovador - 9,5% das empresas industriais de alto crescimento econômico do país estão aqui, além disso, pelo quinto ano consecutivo estamos em segundo lugar no ranking de competitividade”.

O presidente da FIESC também destacou a diversidade produtiva bem distribuída ao longo de Santa Catarina e o fato das grandes empresas catarinenses terem origem no estado, ocupando posição de destaque no Brasil e no exterior.

Ele também destacou a eficiência dos portos e o empreendedorismo no estado que contribuem para que o comércio exterior totalizasse US$ 35,2 bilhões (2021). “A tendência é que os portos catarinenses recebam navios cada vez maiores. Para isso, precisamos fazer investimentos maiores, como corrigir o canal de acesso à Baía da Babitonga e fazer na foz do Rio Itajaí a segunda etapa da bacia de evolução”, salientou.

Para o mercado externo, Santa Catarina exportou US$ 10,3 bilhões em 2021, tendo como principal destino os Estados Unidos. “Exportamos produtos manufaturados de valor agregado e podemos ser uma alternativa para a dependência da Ásia que ficou muito grande”, pondera o presidente da Fiesc.

Para incrementar a relação comercial das empresas catarinenses com o mundo, Aguiar sugere buscar as tendências e projetos futuros de cada local, conhecer a cultura e as características de cada país, abrir escritórios locais, entender a legislação, investir em promoção comercial e oferecer suporte de vendas e serviços.

Com informações da LogosAg.