Florianópolis, 05.07.24 - O presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), Fábio Pinto, apresentou as linhas gerais do Programa de Estímulo a Tecnologias de Interesse para a Soberania e Defesa Nacionais do estado em reunião do Conselho de Desenvolvimento da Indústria de Defesa - Condefesa nesta sexta-feira, dia 5.
O programa, que está com edital aberto no valor de R$ 6 milhões, é voltado para empresas de todos os portes que atendam as 33 áreas de interesse da Base Industrial da Defesa, identificadas pela Portaria 1112, do Ministério da Defesa. De acordo com o presidente da Fapesc, serão beneficiados projetos de até R$ 500 mil.
Para dar luz às áreas que podem se beneficiar com os recursos de subvenção econômica disponíveis pelo edital da Fapesc, o brigadeiro Luciano Richiuti detalhou durante a reunião as 33 áreas constantes da portaria do Ministério da Defesa. Entre elas estão: robótica, análise avançada de dados, biotecnologia, criptografia, georreferenciamento, inteligência artificial e armazenamento de energia.
O prazo para submeter os projetos à Fapesc por meio deste edital encerra-se no próximo dia 29 de julho. De acordo com a Fapesc, já são 20 propostas submetidas por indústrias de SC.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas