Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Estudantes de 9 a 16 anos criam soluções para a vida no espaço

Equipes que disputam o torneio de robótica FLL levantaram problemas que os astronautas podem enfrentar no espaço e criaram projetos de pesquisa para solucionar as dificuldades; as melhores ideias serão conhecidas amanhã (20), no final do Universo #VemFazerSESI, que é gratuito e aberto ao público

Confira a cobertura completa no Flickr da FIESC.

Rio do Sul, 19.10.2018 – Uma das tarefas dos participantes do Torneio de Robótica FIRST LEGO League é a elaboração de um projeto de pesquisa com o tema INTO ORBIT (Em órbita). As 49 equipes que disputam o torneio levantaram problemas que os astronautas podem enfrentar no espaço e criaram projetos de pesquisa para solucionar as dificuldades. As melhores ideias serão conhecidas amanhã (20), no final da competição que integra a programação do evento Universo #VemFazerSESI, que a entidade realiza em Rio do Sul.

Entre as sugestões está a do grupo Inovobotic's, da E.E.B Henrique da Silva Fontes, de Rio do Sul, que pensou na questão da sustentabilidade, criando um biodigestor para dar destino às fezes e urina. Os dejetos seriam transformados em adubo para uma possível horta e o gás metano seria usado como fonte de energia. “Foi uma experiência diferente, de trabalhar com pessoas que não conhecíamos. Nossa equipe interagiu muito bem. Fizemos novos amigos aqui no evento. Além disso, ampliamos o conhecimento que já tínhamos, compartilhando experiências com outros participantes”, falou Victória Gabriele, integrante do grupo.

Outro problema levantado foi o estresse. Para isso a equipe Little Builders, do SESI Escola de Rio do Sul sugeriu o uso de um simulador de bicicleta, que teria duas funções, fortalecer a musculatura dos astronautas e melhorar a saúde mental, reduzindo a ansiedade, por exemplo.

Já a equipe The Robot’s Six, de Jaraguá do Sul, identificou como problema a saudade que os astronautas podem sentir dos hobbies que tinham na Terra, como caminhar, por exemplo. Para resolver isso eles pensaram na utilização de óculos de realidade virtual, com imagens simulando uma caminhada ao ar livre.

A equipe Carvoeiros, do SESI Escola de Criciúma, se preocupou com a saúde física no espaço. Por isso elaborou o projeto de um Acessório Adaptável de Múltiplos Exercícios, que se adapta em cadeiras ou, paredes com corrimões, para facilitar a prática de exercícios físicos. Com o aparelho os astronautas conseguiriam se exercitar enquanto desenvolvem outras atividades.

Todos os projetos de pesquisa estão expostos no térreo do prédio novo do SESI Escola de Rio do Sul.
Confira a programação completa do Torneio e Robótica e do Universo VEMfazerSESI clicando aqui.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244
imprensa@fiesc.com.br 
 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn