Joinville, 29.07.2025 - Critérios como descarbonização, eficiência energética e redução de emissões de CO₂ têm ganhado cada vez mais peso nas decisões estratégicas das empresas e representam um diferencial competitivo para a indústria brasileira. É o que afirmam especialistas que participaram da Jornada Nacional de Inovação da Indústria, em Joinville, nesta terça-feira (29).
Executivos de indústrias compartilharam experiências em curso no painel mediado pelo superintendente de Projetos de Inovação da CNI, Carlos Bork. Marcelo Pinto, representante do Grupo WEG, afirmou que um dos pilares para o crescimento da empresa é o investimento contínuo na melhoria de seus processos. Segundo ele, a WEG desenvolve diversas iniciativas nas áreas de eficiência energética, eficiência operacional, energia renovável e mobilidade elétrica.
Já Daniel Moraes, diretor de Planejamento Estratégico de TI e Inovação da Tupy, ressaltou que a empresa, que conta com 19 mil colaboradores, atua com base em três pilares estratégicos: redução de custos, eficiência nos processos e incentivo ao uso de tecnologias.
Para Thiago Chiarotti, gerente de Engenharia e Inovação da Schulz Automotiva, além de critérios como preço, qualidade e logística, cresce nas empresas a preocupação com a “pegada” de carbono. Ele destacou a importância da descarbonização como diferencial competitivo no cenário atual.
O quarto painelista convidado, Rafael Damiani, gerente de Instalações e Utilidades da NIDEC, acrescentou que a multinacional tem como meta reduzir em mais de 44% a emissão de CO₂ até 2030, reforçando o compromisso da companhia com a sustentabilidade.
Oficina paralela
Paralelamente à programação principal, 32 profissionais participaram de uma oficina de fomento, voltada à construção de propostas e à identificação de programas de apoio a projetos inovadores.
O encontro faz parte de uma agenda liderada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) com apoio das Federações de indústrias e parceiros como o Sebrae. Em Santa Catarina, a FIESC coordena a mobilização regional, promovendo painéis, oficinas e visitas técnicas em ambientes de inovação. A última parada, antes do encontro regional que reúne especialistas catarinenses, do Paraná e do Rio Grande do Sul em Florianópolis nos dias 11 e 12 de setembro, é nesta quarta (30) em Criciúma.
Com informações da assessoria regional da FIESC.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.