Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Equipe de robótica da Escola SESI volta ao Brasil após competir nos Estados Unidos

Formado por cinco estudantes e um técnico, Unimate representou o país no mundial da modalidade; meta agora é usar experiência para próximos torneios

Florianópolis, 22.04.2025 – A equipe Unimate, da Escola SESI de São José, retornou nesta terça (22) de Houston, nos Estados Unidos, para onde viajou no dia 13 para representar o Brasil no mundial de robótica.

Formado por cinco estudantes e um técnico, o time competiu na categoria FTC, que exige projetar, programar e montar robôs com peças de acrílico, metal, MDF e componentes impressos em 3D.

A coordenadora de educação básica do SESI na Grande Florianópolis, Karine Ribeiro, diz que o mundial foi “uma experiência inesquecível” para os estudantes. “Ver nossos alunos brilhando em cenário internacional reforça a certeza de que estamos formando jovens protagonistas, preparados para transformar o mundo por meio da educação e da tecnologia.”

NOVAS TEMPORADAS

O professor Lauro Ilson Schlemper, técnico da Unimate, diz que a participação fortalece o processo de pesquisa e desenvolvimento da equipe. “Voltamos com a estratégia de utilizar os conhecimentos absorvidos para treinar novos alunos e aprimorar os projetos do time para as temporadas futuras.”

Para o estudante Enzo Cassol, 17 anos, um dos competidores, a experiência foi “única”. Ele diz que, além de competir com os melhores times de robótica do mundo, a Unimate aproveitou a viagem para conhecer outras equipes e aprender mais sobre processos de engenharia e de gestão. “Nossa expectativa para este ano era vencer o nacional. Conseguimos. Para o ano que vem, queremos voltar a competir no mundial.”

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn