Empresas de Joinville conhecem as oportunidades do setor de defesa

Encontro nesta quarta-feira (27/10) apresentou oportunidades para empresas catarinenses fornecerem produtos ao Exército

Florianópolis, 27.10.2021 - Oportunidades para a Indústria Catarinense: manutenção dos blindados brasileiros e a nacionalização dos seus componentes foi o tema da reunião realizada pelo Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina – Comdefesa da FIESC, em conjunto com a Associação Empresarial de Joinville – ACIJ. O encontro reuniu representantes de indústrias do norte de Santa Catarina, nesta quarta-feira, dia 27, na ACIJ, em Joinville, em formato híbrido. O vice-presidente da FIESC regional Norte Nordeste, Evair Oenning, lembrou que este é o terceiro encontro realizado pelo Comdefesa com empresários em Joinville. “O principal objetivo é reforçar a importância de as empresas se habilitarem para elevar as vendas industriais para o Exército Brasileiro”, destacou.

Marcos Corsini, presidente da ACIJ, apresentou aos convidados a entidade empresarial que completou 110 anos em 2021. Em suas boas-vindas, citou as ações promovidas pelo Comitê de Crise criado durante a pandemia, que reforçam o propósito da ACIJ. “Trabalhamos junto com a comunidade não só com as questões econômicas, mas também aquelas relacionadas aos temas sociais.”

O General de Brigada Marcelo Carvalho Ribeiro, comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, foi o convidado para apresentar as oportunidades que o Exército dispõe para manutenção dos blindados brasileiros e a nacionalização dos seus componentes. Ribeiro disse que o mercado de defesa gira em torno de 1,5 trilhão de dólares. “As empresas catarinenses poderiam estar lucrando com produtos que são oferecidos por outras empresas de fora do Brasil. Esse mercado impulsiona novas tecnologias e incentiva pesquisas com fonte de investimento”, ressaltou. Segundo o general, apenas 10% das compras do Exército são relacionadas a armas. Os demais 90% são equipamentos que demandam produtos e tecnologias que a indústria catarinense pode fornecer, como sistemas eletrônicos, peças mecânicas (como suspensão, parte de motor, filtros e correias, entre outras), tintas com características especiais, engrenagens, alternadores, baterias e muitos outros itens.

Atualmente o Brasil tem 113 empresas cadastradas para vender seus produtos para a área militar. Desse total, 13 são de Santa Catarina.

No encontro também ocorreu a apresentação da 2ª edição da SC Expo Defense, Feira de Tecnologias e Produtos de Defesa, que será promovida em maio de 2022, na Base Aérea de Florianópolis. A feira reunirá profissionais ligados ao setor de defesa, com o objetivo de mostrar o que há de mais moderno em produtos e tecnologias, promovendo a integração das Forças Armadas com a indústria, centros de tecnologia e academia. Também estão programadas sessões de negócios e palestras que irão abordar temas de interesse da indústria.

Saiba mais sobre a feira no site scexpodefense.com.br

Comdefesa: O Comitê da Indústria de Defesa de Santa Catarina - COMDEFESA é uma instância consultiva da Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC cujo papel primordial é a aproximação entre a Indústria de Santa Catarina e as Forças Armadas, promovendo a geração de oportunidades de negócios e o desenvolvimento do setor de defesa como segmento estratégico para Santa Catarina.

Com informações da Logos Agência.