Florianópolis, 13.10.2025 – Santa Catarina registrou crescimento de 57,2% no emprego formal em Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) nos últimos 10 anos.
Em Telecomunicações, o aumento foi ainda maior, de 121,6% no período. Os dados são da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), referentes aos anos de 2014 e 2024.
➡️SENAI/SC tem 83 cursos na área de TI; confira no site
Os números integram a nova edição do Informativo Mensal do Emprego, divulgado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan), que reúne dados da RAIS, do Novo Caged e de outros indicadores.
Segundo o secretário da Seplan, Fabrício Oliveira, o crescimento do emprego total em Santa Catarina foi de 11,9% no mesmo período.
SUBSETORES
O setor de TIC é composto por três grupos de atividades: Telecomunicações, Indústria de TIC e Software e Serviços de Tecnologia da Informação.
• Telecomunicações teve o maior avanço, passando de 4,5 mil para cerca de 10 mil vínculos formais entre 2014 e 2024, crescimento de 121,6%. O subsetor inclui serviços por fio, sem fio, por satélite e operadoras de TV por assinatura.
• Indústria de TIC cresceu 54,3% no período, com destaque para a fabricação de componentes eletrônicos, equipamentos de comunicação e mídias ópticas.
• Software e Serviços de TI registraram alta de 49,2%, reunindo atividades como hospedagem de dados, computação em nuvem e suporte técnico.
TIC EM NÚMEROS
Santa Catarina possui 71 mil trabalhadores formais no setor de tecnologia, conforme dados do Novo Caged de julho. Deste total, 76,1% atuam em Software e Serviços de TI, 14,5% em Telecomunicações e 9,4% na Indústria de TIC.
Entre as novas contratações formais em 2025, os homens representam 59,4% das vagas. O grupo com Ensino Médio completo responde por 39,3% dos novos postos.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação