Em workshop organizado pelo IEL, indústrias revelam boas práticas de inovação

Ação integra agenda promovida em todas as regiões do estado pela rede FaberUp, iniciativa da FIESC lançada em 2020 para acelerar o ecossistema de inovação em Santa Catarina

Florianópolis, 30.3.2021 - Empresas convidadas pelo IEL, entidade da FIESC, acompanharam nesta terça-feira (30), em evento on-line, a apresentação de boas práticas em inovação. A iniciativa, que vem sendo promovida por meio da rede FaberUp em todas as regiões do estado, destacou projetos da Engie, Intelbras e RD Station (Resultados Digitais).

De acordo com Carlos Gothe, gerente de inovação da Engie, o primeiro projeto inovador da companhia foi o Canal de Suez, que ganhou grande destaque na mídia nos últimos dias por conta do navio Ever Given que encalhou em um dos trechos. Nos últimos cinco anos, a empresa atuou para implantar a cultura da inovação entre os colaboradores. Chamadas abertas de projetos e a busca por recursos incentivados, com desafios específicos identificados nas áreas operacionais da Engie, garantem que projetos relevantes para a empresa sejam desenvolvidos por meio de equipes mistas.

Thiago Santos, da Intelbras, falou sobre as estratégias de inovação da companhia que desenvolve produtos e soluções para o setor de tecnologia há 45 anos e promoveu a abertura de capital este ano. “Temos um processo ágil, 100% digital, com armazenagem em nuvem, maior rapidez na solução de problemas, pois o pós-venda e a área de P&D trabalham muito próximos”, destacou. Um dos últimos produtos desenvolvidos pela área de inovação da empresa é a câmera térmica que identifica rapidamente, e com precisão, a temperatura de várias pessoas simultaneamente e, em conjunto com o reconhecimento facial, podem gerar alertas automáticos mesmo que a pessoa esteja de máscara, óculos ou capacete. A solução é usada em diversos locais, como supermercados, com destaque para o estádio do Maracanã.

Na RD Station, todos os produtos são softwares online voltados para pequenas e médias empresas que buscam ferramentas de marketing e vendas. “Nesse mundo pós-pandêmico, o processo de venda de forma remota se ampliou. São mais de 25 mil clientes e 700 funcionários.   Criamos uma startup dentro da empresa, uma nova unidade de negócios, para que eles tivessem autonomia para atuar. Assim, protegemos a inovação dentro da RD”, explicou Guilherme Lopes, diretor de produtos da empresa. Ele destacou ainda o uso de prototipação com limite de uma semana para testagens com clientes.

::: Seja membro da rede FaberUp e consulte o regulamento aqui.

O diretor de inovação e competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, apresentou a rede de inovação FaberUp, lançada no ano passado. Além de oferecer um espaço instalado no Ágora Tech Park, em Joinville, a rede promove a aproximação entre empresas e universidades. “As indústrias em geral não podem deixar de trabalhar com inovação. É uma questão de decisão assumir essa atitude empreendedora e criativa. Temos que estimular o ‘espírito startup’ para o crescimento rápido, com o engajamento de todos os colaboradores, e a melhor maneira de transferir esse conhecimento é interagir com as empresas que estão vivendo essa prática”, destacou Fiates.

José Fernando da Rocha, vice-presidente da FIESC na região Sudeste, destacou que a inovação sempre teve um papel crucial na indústria. “Para contribuir com o ecossistema, a FIESC lançou a rede FaberUp e tem intensificado os investimentos por meio da rede para aumentar o networking. Além disso, nossa região tem atuação destacada quando se trata de tecnologia”, afirmou, referindo-se ao polo tecnológico instalado na Grande Florianópolis.

“Inovar significa fazer o novo, fazer diferente, e numa época de dificuldades como essa que impactou toda a indústria, a palavra inovação é a palavra do momento, porque inovar é mudar. Workshops como este devem nos trazer luz e nos levar a novas ideias com a oportunidade de conferir o que está dando certo”, acrescentou Maurício Cesar Pereira, vice-presidente regional da FIESC na Foz do Rio Itajaí.