Florianópolis, 15.05.25 - A força e o impacto positivo da indústria catarinense estiveram no foco da apresentação de Gilberto Seleme, presidente em exercício da Federação das Indústrias de SC (FIESC), no Fórum de Liderança Industrial, realizado nesta quinta (15) em São Miguel do Oeste.
Seleme destacou que, apesar de ocupar apenas 1,1% do território nacional, Santa Catarina gerou, no ano passado, 4,6% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro. “Grande parte deste resultado se deve à indústria, que vem, mês após mês, liderando no crescimento da produção e na geração de empregos”, disse Seleme.
A atuação da FIESC e suas entidades no aprimoramento dos fatores que promovem a competitividade também foram abordadas. Em relação à região Extremo Oeste, o industrial citou a atuação do SENAI e do SESI através de escolas profissionalizantes, refeitório, farmácia e clínicas de saúde ocupacional. Em 2024, foram atendidos 13.181 trabalhadores de 281 indústrias localizadas em 19 municípios da região.
Seleme ressaltou ainda a atuação dos 11 Institutos SENAI de Inovação e Tecnologia, que oferecem às indústrias serviços personalizados de pesquisa, desenvolvimento e inovação.
O Fórum de Liderança Industrial foi promovido pela FIESC, em parceria com a Associação Empresarial de São Miguel do Oeste (ACISMO), e buscou fortalecer conexões e impulsionar a inovação no setor industrial da região.
Aurora
O evento contou também com palestra de Neivor Canton, presidente da Aurora Coop e indicado para Ordem do Mérito Industrial da Confederação Nacional da Indústria. Em sua fala, Canton atualizou os números expressivos da cooperativa, como os R$ 69 bilhões em receitas operacionais obtidas em 2024, as exportações para mais de 80 países e a presença em 77% dos lares brasileiros.
Canton anunciou que a unidade da Aurora em São Miguel do Oeste projeta aumentar sua capacidade para 5 mil suínos por dia, mas alertou para a pouca mão de obra disponível para expansão das atividades.
O evento contou também com apresentação de Marcelo Pinto, CEO da PPI-Multitask, empresa do grupo WEG, que compartilhou a estratégia da empresa voltada à transição energética e à inovação constante, com soluções alinhadas às demandas da indústria 4.0.
Homenagem
Ao fim, Neivor Canton e Claudimar Bortolin, diretor da Torfresma Industrial, de São Miguel do Oeste, foram homenageados pela FIESC e ACISMO por suas trajetórias empresariais e por terem sido indicados à Ordem do Mérito Industrial da CNI e da FIESC, respectivamente. O encontro foi encerrado com um painel interativo entre os palestrantes e o público.
Para o vice-presidente regional da FIESC no Extremo-Oeste, Astor Kist, o evento foi essencial para valorizar a indústria local e mobilizar os empresários da região.
“Queremos colocar em vitrine o setor industrial da nossa região. Mostrar aos empresários a força que eles têm, as oportunidades que existem e incentivá-los a buscar soluções, seja junto à FIESC, ao poder público ou a outras instituições. Onde tem indústria forte, há cidade forte, qualidade de vida e desenvolvimento. Nossa intenção é fortalecer este setor que consideramos a mola mestra do progresso local”, destacou Kist.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine. https://fiesc.com.br/news