Em Joinville, FIESC apresenta a maior escola do SESI no Brasil

Investimentos na escola ultrapassam R$ 150 milhões, representando o mais significativo aporte educacional da história da Federação; outros R$ 5,5 milhões foram investidos na revitalização do Moinho Joinville

📸 Confira no Flickr da FIESC imagens da Escola SESI de Referência no Moinho Joinville.

📹 Acesse imagens aéreas e da estrutura em alta resolução.

🎧 Presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, comenta em vídeo os investimentos em educação no estado.

Joinville, 8.02.2024 - A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) concluiu este ano o seu maior investimento na área educacional: a Escola SESI de Referência no Moinho Joinville. Com aporte superior a R$150 milhões, a unidade será a maior da rede no país. Além disso, ao concluir a entrega da obra que inclui o restauro do Moinho Joinville, a FIESC deixa um importante legado para a revitalização da região do Rio Cachoeira, projeto que é liderado pela prefeitura de Joinville.

“Executamos essa obra em tempo recorde para atender a indústria da região, uma das principais responsáveis pelo PIB industrial do estado. A Escola SESI de Referência traz o que há de mais moderno em educação básica, além de conectar com o DNA da indústria”, destaca o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. Ao todo, Santa Catarina terá 21 Escolas SESI de Referência.
A revitalização do Moinho Joinville é outro destaque do projeto executado pela FIESC. Fachada e cobertura já foram finalizadas.

“A preservação do Moinho Joinville mantém viva a história de uma das primeiras indústrias do município. Também se consolida como uma oportunidade educacional única para as gerações que estão se formando conosco, pois evidencia a importância da valorização do patrimônio cultural”, salienta Aguiar.

Os detalhes da operação da nova estrutura foram apresentados à imprensa nesta quinta-feira (8). O vice-presidente regional da FIESC, Evair Oenning, o gerente de educação básica do SESI, Thiago Korb, e o gerente-executivo do SESI e do SENAI na região de Joinville, Marco Aurélio Goetten, também participaram.

Educação 20/30

O investimento em Joinville integra o Projeto 20/30, um plano de ação orientador da FIESC que vai injetar, até 2030, mais de R$ 1 bilhão de reais em iniciativas educacionais do SESI e do SENAI. “O objetivo é a criação de escolas que não apenas acompanhem, mas que sejam precursoras de novos modelos e novas tecnologias ao longo de toda a jornada formativa”, afirma o diretor de educação, saúde e tecnologia da FIESC, Fabrizio Machado Pereira.

A Escola SESI de Referência do Moinho Joinville integra a maior rede privada de educação básica nacional e oferece proposta pedagógica alinhada às diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), alinhadas ao movimento STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática. “Além disso, inspira os estudantes a se tornarem protagonistas das suas histórias, a realizarem seus próprios sonhos, por isso, estamos formando realizadores”, frisa Pereira.

Inicialmente, a escola no Moinho Joinville oferece ensino fundamental, médio e cursos no contraturno escolar. São mais de 2 mil estudantes que iniciaram o ano letivo na segunda-feira (5). Mais de 200 colaboradores atuam na unidade entre docentes e profissionais da área administrativa.

Sua estrutura, com mais de 25 mil metros quadrados de área construída, inclui biblioteca, 14 laboratórios, 51 salas de aula, quatro quadras poliesportivas, piscina semiolímpica e espaço para o cultivo de horta.

Programa bilíngue e redação nota mil no ENEM

Além de salas de aulas colaborativas e laboratórios com impressora 3D, cortadora a laser, kits de robótica Lego®, chromebooks individuais e diversas outras tecnologias, as escolas do SESI oferecem programa bilíngue e têm se tornado referência no ensino da matemática ao alcançar 89% dos estudantes do 5º ano do ensino fundamental com aprendizado adequado na disciplina e 85,7% dos alunos do 9º ano do ensino fundamental. Na rede pública, estes índices são de 53% e 22%, respectivamente. Outro destaque é a preparação dos estudantes para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). Em 2023, a única aluna catarinense que foi nota mil na redação do ENEM se formou na Escola SESI de Chapecó.

A metodologia SESI de ensino chega também à rede pública por meio de parcerias estabelecidas com as prefeituras. No ano passado, mais de 13 mil estudantes catarinenses, de 65 municípios, participaram de formações oferecidas pelo SESI no contraturno escolar. A entidade tem apoiado o Poder Executivo dos municípios na ampliação da oferta educacional, contribuindo para despertar nos estudantes o interesse por carreiras mais tecnológicas e pelas engenharias.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC