Chapecó, 14.07.2025 - A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (FIESC) realizou, nesta segunda-feira (14), a 1ª Jornada Nacional de Inovação da Indústria, em Chapecó. O encontro reuniu empresários, especialistas e representantes de instituições de pesquisa para discutir os desafios e oportunidades da transformação digital e da transição ecológica no setor industrial. A iniciativa visa fortalecer os ecossistemas de inovação regionais e conectar soluções tecnológicas às demandas do setor produtivo.
Para a indústria, não se trata mais de escolher entre crescimento e responsabilidade ambiental, a sustentabilidade é tratada como condição para a competitividade. Marcelo Pinto, CEO da PPI-Multitask do Grupo WEG; Evelyne Faccio, head de assuntos corporativos da Kellanova Brasil; Roberto Zagonel, CEO da Zagonel; e Gian Carlos Zacchi, coordenador corporativo de certificação de propriedades da Aurora Coop, participaram do painel moderado por Carlos Brok, superintendente de projetos de inovação da CNI.
Sustentabilidade na Kellanova
A Kellanova estabeleceu metas globais para reduzir emissões de gases de efeito estufa até 2050 e combater a fome, com ações como doações de alimentos e parcerias no Brasil, incluindo o programa Mesa Brasil. “A sustentabilidade se tornou um vetor de competitividade. É ela que garantirá a prosperidade dos negócios nos próximos anos”, afirmou Evelyne Faccio. Para ela, “não há mais espaço para a neutralidade”, as empresas precisam agir com responsabilidade e inovação para atender às expectativas dos consumidores.
Zagonel Tecnologia Eficiente
Roberto Zagonel, CEO da empresa que leva seu nome, relembrou a origem da Zagonel com apoio do SENAI e destacou o lançamento da primeira ducha eletrônica em 1995 como marco de superação. Hoje, a empresa opera com automação e softwares avançados. “Precisamos de foco para alcançar grandes resultados”, disse o empresário. “O sucesso começa com preparo, habilidade e direção.”
Programa Propriedade Rural Sustentável Aurora
Lançado em 2014, o programa da Aurora Coop promove boas práticas em propriedades rurais com foco ambiental, econômico e social. “A administração de uma propriedade rural é tão complexa quanto a de uma indústria urbana”, afirmou Gian Carlos Zacchi. As visitas técnicas avaliam gestão, sustentabilidade e relações sociais. Com a redução do número de filhos nas famílias, a Aurora aposta em “tecnologia, capacitação e modernização como formas de manter os jovens no campo”.
Transição Ecológica e Digital
A WEG aposta em centros de inovação e redes colaborativas internas para impulsionar a transição ecológica e digital. Segundo Marcelo Pinto, CEO da PPI Miltitask, “eletrificação, energias limpas e eficiência operacional podem responder por mais de 55% da redução das emissões de gases de efeito estufa”. Ele destacou que, diante da pressão global, “a digitalização aparece como aliada essencial para equilibrar inovação, ESG e controle de custos”.
Sobre a Jornada
A ação faz parte de uma agenda nacional liderada pela CNI, com apoio da FIESC em Santa Catarina, para promover a transformação digital e a transição ecológica na indústria. Chapecó foi a primeira cidade catarinense a receber o evento, que ainda passará por Joinville (29/7) e Criciúma (30/7), com painéis, oficinas e visitas técnicas a ambientes de inovação como os Institutos SENAI.
“A transformação digital é a principal ferramenta para avançarmos na transição ecológica”, afirmou Carlos Brok, da CNI, destacando a importância da escuta ativa do setor produtivo na formulação de políticas públicas.
O vice-presidente da FIESC, Waldemar Antonio Schmitz, reforçou: “Acreditamos firmemente no potencial da indústria regional, que se destaca não só pelo seu impacto econômico, mas também pela sua capacidade de promover a inovação”.
O evento contou com o apoio da Prefeitura de Chapecó e de diversas entidades representativas do setor produtivo e da inovação regional, entre elas a Associação Comercial, Industrial, Agronegócio e Serviço de Chapecó (ACIC), a ACATE/DEATEC, a Fundação Científica e Tecnológica em Energias Renováveis (FCTER), o Parque Científico e Tecnológico (POLLEN), além dos sindicatos empresariais SINDUSCON AMAI, SICEC, SINDIPLASC, SIMOVALE, SIMEC, SINDIALIMENTOS, SIMMEX e SINDUSCON Chapecó.
Com informações da assessoria de imprensa regional da FIESC.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer acesso a mais conteúdos como esse? Assine a newsletter Indústria News e receba direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn.