Economia verde e educação profissional são temas centrais de cooperação do SENAI com a China

De 24 a 26 de junho, missão chinesa visitou quatro estados brasileiros para tratar de projetos em parceria

Florianópolis, 26.6.2024 – No terceiro e último dia do Diálogo China-Brasil sobre Cultivo de Talentos e Inovação para Economia Verde, os participantes detalharam os projetos que podem ser implementados em cooperação entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e empresas e instituições que integram a chinesa Aliança Internacional para o Desenvolvimento de Competências (IASDBR). Os encontros foram realizados na sede da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, e nos estados do Mato Grosso, São Paulo e Rio de Janeiro.

“O atual estágio do desenvolvimento econômico demanda por soluções sustentáveis, com menor impacto ambiental e, da mesma forma, a capacitação profissional precisa estar atenta às demandas da indústria”, afirma o diretor regional do SENAI e diretor de educação, Saúde e Tecnologia, Fabrizio Machado Pereira. “O sucesso de cooperações como esta que está em estudo depende muito deste alinhamento às necessidades do setor industrial”, ressalta.

No total, são 16 projetos que já foram identificados e que atendem as expectativas das duas instituições, seja no âmbito da inovação ou da educação profissional. Entre as iniciativas estão uma tecnologia têxtil com capacidade para absorção inteligente de líquidos e que pode ser utilizada em absorventes femininos. Outro projeto consiste num sistema mecânico e eletrônico de transmissão infinita, que pode ser aplicado a fechaduras eletrônicas totalmente automatizadas. O modelo apresentado, com elevada capacidade de armazenamento de energia, foi desenvolvido por estudantes chineses e está sendo comercializado no mercado varejista.

Líder da delegação chinesa e da IASDBR, Liu Zhenying explicou que a entidade está fortalecendo a cooperação com países como Brasil e África do Sul. Ele também lidera diversos conselhos e comissões do Brics (coalizão entre Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Egito, Etiópia, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Irã) relacionados ao desenvolvimento profissional, inovação e tecnologia e, nesta condição, defendeu programas de cooperação nestas áreas, envolvendo os países que integram o Brics.

Zhenying atua na Brics Technology and Skills of Standardization, uma comissão que trata da padronização de conceitos e temas, para permitir o financiamento de programas de cooperação internacional entre os países-membros dessa aliança. A comissão tem tratado de temas como aprendizado de máquina e big data, design industrial, internet das coisas, integração de sistemas de robótica, entre outros.

Os 16 projetos discutidos com o Brasil nos três dias de duração da missão da IASDBR foram identificados como de interesse da indústria brasileira e apresentados pelo presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Ricardo Alban, que integrou a missão comercial do governo brasileiro ao país e à Arábia Saudita, de 2 a 7 de junho.

O diretor de Inovação e Competitividade da FIESC, José Eduardo Fiates, apresentou a parte do Plano de Desenvolvimento de Santa Catarina (Neo SC) relacionada à indústria, que tem o “propósito de promover o crescimento, complexidade, produtividade, inovação, exportação e sustentabilidade da indústria catarinense”. Segundo ele, a proposta é “incorporar talentos na indústria, com engajamento em ações nas áreas ambiental, social, entre outras”.

Rede SENAI de Inovação e de Tecnologia

O SENAI possui, em todo o país, uma rede de 27 institutos de inovação (sendo três deles em SC) e 62 de tecnologia, dos quais sete no estado catarinense. A atuação desses institutos está focada em pesquisa aplicada, desenvolvimento e inovação, consultorias e testes e ensaios metrológicos acreditados para aprimorar e desenvolver processos e produtos industriais. Clique nos links para saber mais sobre:

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência Executiva de Comunicação Institucional e Relações Públicas - GECOR