Ações ocorreram nas escolas municipais e estaduais, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT)


Florianópolis, 30.4.2022 – Oficinas de integração entre pais e filhos, quizzes e apresentações culturais foram algumas das atividades realizadas neste sábado (30), dia da família na escola, em unidades de todo o estado. Participam da iniciativa escolas municipais e estaduais, além da rede escolar da FIESC (SESI e SENAI), FECOMÉRCIO (SESC e SENAC), FAESC (SENAR) e FETRANCESC (SEST e SENAT). Na Grande Florianópolis, as ações se concentraram na Escola de Educação Básica Juscelino Kubitschek.

📸 Acesse a cobertura fotográfica completa no Flickr da FIESC. 

“O momento é emblemático, justamente por essa possibilidade de estarmos pessoalmente juntos -  professores, estudantes e família. E sempre com a premissa de que não existe educação sem a participação efetiva das famílias e de toda a comunidade escolar. O trabalho dos professores é um e a responsabilidade da família é outra”, frisou o secretário de Estado da Educação (SED), Vitor Balthazar.

O gerente-executivo do SESI e do SENAI na região Sudeste, Luciano Mattiazzi Baumgartner, participou da visita à escola e frisou que essa relação entre família e escola precisa ser constantemente fortalecida. "Os ganhos são infinitamente maiores, conseguimos evoluir muito mais na educação quando a família está envolvida no processo. Hoje trouxemos aqui oficinas de robótica e elétrica básica e também a nossa plataforma do Movimento SC pela Educação para que, assim, possamos conectar as pessoas da comunidade às oportunidades de emprego. Esta é mais uma parceria público-privada que vem se consolidando em vários outros municípios”.  

>> Confira como foram as atividades conduzidas por SESI e SENAI nas regiões do estado:

Alto Uruguai Catarinense
Alto Vale do Itajaí
Centro-Norte
Foz do Rio Itajaí
Litoral Sul
Norte-Nordeste
Oeste
Planalto Norte
Sul
Vale do Itajaí
Vale do Itajaí Mirim
Vale do Itapocu

Alto Uruguai Catarinense:
Na Escola S de Concórdia diversas atividades proporcionaram entretenimento e interação de toda a comunidade escolar. Entre as ações promovidas, estiveram momentos de recreação na quadra de esportes, experimentos no laboratório de microbiologia da instituição, demonstração de impressão 3D e corte a laser, oficinas Maker, aulão do ENEM e venda de pipoca e algodão-doce.

Alto Vale do Itajaí: 
Na Escola S, em Rio do Sul, no Alto Vale do Itajaí, a programação começou cedo, com várias oficinas envolvendo arte, culinária, ciência, literatura e conhecimentos gerais. Também foram oferecidos jogos, brincadeiras, show de talentos, entre outras atividades. O clima descontraído e a interação entre os estudantes e seus familiares foram o objetivo principal do evento. Participaram cerca de 500 pessoas.

Centro-Norte:
Em Caçador, professores e alunos do SESI e do SENAI, com apoio do Sindicato da Madeira (SIMCA), apresentaram o Tratado para Excelência da Indústria Madeireira (TEM) em um espaço montado no Colégio Dom Orlando Dotti. Foi apresentada toda a cadeia produtiva de transformação da madeira, desde o plantio do pinus até o produto acabado, mostrando a indústria forte, sustentável e tecnológica da madeira no município de Caçador.

Em Videira o SENAI participou de ações na Escola Governador Lacerda, com apresentação da impressora 3D e do carrinho para a escolinha de trânsito de Videira. Em Curitibanos, a equipe do SENAI esteve presente na escola Altir Weber de Mello. Também estiveram na escola Irmã Irene em Santa Cecília. Em ambas as escolas com a impressora 3D.

Em Canoinhas, a atividade foi realizada na escola Irmã Maria Felícitas, com oficinas relacionadas às áreas de atuação oferecidas na unidade de Canoinhas e apresentação da impressora 3D.

Em Porto União as atividades alusivas ao Dia da Família na Escola foram realizadas dia 09 de abril na escola parceira Núcleo Educacional Jornalista Herminio Millis. Foram realizadas mostra de atividades a serem desenvolvidas nos cursos de Iniciação Profissional (arduíno, celulose e papel, mecânica, robótica) e conversa com pais dos alunos. Em todas as ações, foram divulgadas ações e os cursos de SESI e SENAI da Regional.

Foz do Rio Itajaí: 
Em Itajaí, a Escola S, que iniciou as atividades neste ano, preparou uma série de atividades especiais, unindo ações que lembraram a infância dos pais, como contação de histórias, onde vovôs e vovós falaram sobre sua infância, oficinas de trabalhos manuais e show de talentos.

O laboratório maker da unidade, foi um dos mais procurados. Os filhos da profissional de relações públicas, Bianca Dias Noer Peres, Igor de 9 anos de idade e Felipe, de 7, participaram das atividades no laboratório. “Acho que um evento como esse nos aproxima cada vez mais para que a gente possa dar continuidade ao ensino que é dado em sala de aula e trazer para  vivência deles no dia a dia. Além disso, é importante para criar laços com as outras famílias e fazer uma troca de aprendizado”, contou a mãe dos alunos. No Senai de Itajaí, as famílias também puderam conhecer os laboratórios e participar de diversas atividades, como customização de peças e trabalhos manuais, além de muitas outras atividades.

Litoral Sul: 
Nesta manhã os estudantes e familiares participaram de jogos e experimentos criados pelos próprios estudantes. Para a mãe do aluno, Cauê Viera Caetano, do segundo ano da Escola S, Adriana Barbosa Viera Caetano, esse momento de integração fortalece ainda mais a minha escolha de ter colocado o Cauê para estudar aqui. “Estou muito feliz, percebo que a escola motiva os estudantes não somente para os conteúdos, mas para vida. Para que eles passam escolher um futuro profissional com base. Foi uma manhã de muito aprendizado e acolhimento”, disse a mãe.

Norte-Nordeste: 
As Escolas S de Joinville receberam as famílias na manhã deste sábado com uma programação diversificada, adequada à idade dos alunos de cada escola. Nas unidades Sul e Norte do SENAI houve esclarecimentos sobre o ENEM, Sisu e vestibulares, oficinas, exposição, palestras, espaço kids e vacinação contra a gripe, entre outras atividades. Já as duas escolas de educação infantil e ensino fundamental do SESI promoveram a interação de pais e estudantes por meio de confecção de jogos e brinquedos de madeira, atividades culinárias, oficina de educação tecnológica e de pipa, além oferecer salas de jogos, musicalização e diversas brincadeiras lúdicas.

Oeste:
A chuva não impediu estudantes, pais e até os pets das famílias de comparecer no SENAI, em Chapecó, para participar das atividades do Dia da Família na Escola. Com muita integração e participação das famílias, a manhã foi de intensa programação, com oficinas, campeonato de vôlei, mateada, premiação do tiktok, apresentação de robótica e visita guiada aos laboratórios, apresentando os espaços de ensino para a comunidade.

Os alunos do terceirão promoveram a venda de lanches, realizada para arrecadar fundos para a formatura. Outra atração que chamou a atenção dos visitantes foi a feirinha de animais, com cães e gatos disponíveis para adoção. Atividades também foram realizadas pelo SENAR na EEB Cordilheira Alta, com oficina sobre horticultura. 

Planalto Norte: 
Em São Bento do Sul, a movimentação maior ocorreu na Escola S. As famílias dos alunos, entre 4 meses e 10 anos de idade, participaram das ações que tiveram como foco a educação, o mundo do trabalho e a empatia. As oficinas envolveram os participantes e trouxeram conhecimentos extras, relacionados à alimentação saudável, horta e germinação, ciência e experimentação, robótica e customização.

Sul:
Diversas oficinas com foco na Educação, Relações de Trabalho e Empatia estiveram à disposição das famílias da Escola S de Criciúma neste sábado, dia 30. Cerca de duas mil pessoas, entre alunos e responsáveis, foram recebidas pelos profissionais da unidade. As atividades e os espaços organizados possibilitaram a conexão entre os visitantes e proporcionaram emoções e vivências.

Vale do Itajaí: 
No Vale do Itajaí o Dia da Família na Escola movimentou as instituições e a comunidade. No total, nove escolas ligadas ao sistema FIESC participaram da ação durante a manhã de sábado (30). As oficinas preparadas pelos professores tiveram temas diversificados, que foram de produção de cookies e bijuterias até planilhas financeiras e relações de trabalho. Em Blumenau, houve ações nas escolas E. E. B. Adolpho Konder, E. E. B. Izolete Müller, E. E. B. João Widemann, E. E. B. Pedro II, Escola S e Sesi Inclusão. Também aconteceram atividades na E. E. B. Encano do Norte, em Indaial, e E.E.B. Profº Julio Scheidemantel, em Timbó.

Vale do Itajaí Mirim: 
O cuidado com a dengue foi tema de uma das oficinas realizadas na Escola S, em Brusque. Pais e filhos aprenderam mais sobre como se prevenir contra a doença por meio de uma palestra com a equipe da Vigilância Sanitária do município e ainda tiveram a oportunidade de aprender a fazer um repelente natural. Robótica, oficinas de compostagem, apicultura e plantio de sementes, contação de histórias e escolinha de skate estivera entre as atividades oferecidas. “Ver ela explorar cada cantinho, pois é um lugar que ela já conhece, e poder estar interagindo junto é fundamental para nós, as famílias”, comentaram Vanessa Mafra Tabarelli e Alex Tabarelli, pais da  pequena Sofia.

Vale do Itapocu:
No Vale do Itapocu, as atividades do Dia da Família na Escola reuniram pais, estudantes e professores nas unidades da Escola S – SESI e SENAI com o objetivo de promover a integração. Conforme a gerente-executiva Daren de Souza, das 9 às 11 horas aproximadamente 150 famílias participaram da programação, aproveitando para junto de seus filhos, e com a orientação de educadores, realizar diversas atividades distribuídas em 12 oficinas. O evento foi uma oportunidade de reencontro para muitos pais já que no período de pandemia atividades presenciais haviam sido suspensas, e a visita à escola oportunizou conhecer melhor o ambiente vivenciado pelos filhos. 

As atividades também aconteceram na unidade do SENAI, onde alunos da EJA fizeram exposição de trabalhos e houve visita aos laboratórios da educação profissional. 

Com informações das assessorias de imprensa regionais da FIESC.


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina