Evento realizado na sede da FIESC nesta terça destacou inovação, gestão inteligente e práticas que fortalecem pessoas e resultados nas empresas

Florianópolis, 23.10.2025 – O SESI/SC promoveu nesta quinta (23), na Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), em Florianópolis, o Conecta Saúde, evento sobre inovação, gestão inteligente e práticas que fortalecem o bem-estar e os resultados nas empresas.

O encontro reuniu líderes, gestores e especialistas interessados em colocar a saúde no centro da performance das pessoas e da competitividade das organizações.

➡️ FOTOS: confira galeria de imagens do Conecta Saúde

***

ABERTURA

Imagem
c

O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, afirmou que “melhorar a vida das pessoas é o que faz a indústria e o nosso estado avançarem”.

“A FIESC existe para apoiar quem produz, quem trabalha e quem transforma. E o SESI é o nosso braço estendido para cuidar daquilo que é mais essencial: a saúde e o bem-estar das pessoas que fazem tudo acontecer.”

Durante o evento, o SESI/SC passou a integrar o Movimento Empresarial pela Saúde (MES), iniciativa que reúne lideranças industriais do país e busca ampliar o acesso à saúde, fortalecer o sistema brasileiro e melhorar a qualidade de vida da população. Saiba mais aqui.

Imagem
c

O presidente do Conselho Nacional do SESI, Fausto Augusto Junior, participou da abertura e destacou o papel do SESI no cuidado com o trabalhador. “Metade dos trabalhadores da indústria no país têm o SUS como referência. A gente precisa avançar em saúde pública.”
Ele destacou que o Conecta Saúde nasce com a proposta de aproximar o setor público, o setor privado, empresários e trabalhadores com o objetivo de promover um novo olhar sobre o cuidado com a saúde.

Segundo ele, a iniciativa busca unir empresas, governo e sociedade em uma mesma agenda de desenvolvimento. “O cuidado com a saúde precisa ser entendido como uma estratégia de crescimento econômico e social. A prevenção é o caminho mais inteligente e humano. Quando cuidamos cedo, salvamos vidas e evitamos custos muito maiores para as pessoas, para as empresas e para o sistema de saúde”, afirmou.

Imagem
c

A coordenadora nacional do MES, Greyce Guasseli, convidou as indústrias a aderirem ao movimento. “As empresas que participam não estão preocupadas só com a saúde dos seus trabalhadores, mas com a saúde de todos.”

***

PAINEL SAÚDE QUE GERA RESULTADO PARA PESSOAS E EMPRESAS

Imagem
c

A consultora Luciane Infanti, da ELOSS Consultoria, apresentou dados que mostram a relevância do setor: R$ 1 trilhão movimentados no país em 2024. Ela destacou que 75% dos brasileiros dependem do SUS, o maior sistema público de saúde do mundo, e 25% têm planos particulares. 

Imagem
c

A gerente de Recursos Humanos da Texneo, Janaina Schaefer, compartilhou práticas de promoção da saúde na empresa, com iniciativas em vacinação, apoio a gestantes, nutrição e segurança no trabalho. “Os resultados têm sido muito satisfatórios”, disse.

Imagem
c

O CEO da Calwer Mineração, José Manoel Werner, apresentou o programa de saúde mental implantado em 2023, que oferece consultas durante o expediente. “Foi uma virada de chave”, afirmou. De acordo com ele, o programa tem ajudado a reter talentos.

O painel foi mediado por Sendi Lopes, gerente executiva de Saúde do SESI/SC.

***

PAINEL SAÚDE DIGITAL: COMO MELHORAR O ACESSO E A GESTÃO

Imagem
c

Emmanuel Lacerda, do Departamento Nacional do SESI, antecipou resultados de uma pesquisa que mostra que a população brasileira está aberta a utilizar serviços de saúde digital, como a telemedicina. “A saúde digital leva à percepção de que a pessoa está sendo acompanhada o tempo inteiro por um profissional de saúde”, afirmou. Ele destacou que a inovação é uma das apostas do SESI em todo o país. “A saúde digital entrega conveniência. É isso que perseguimos.”

Imagem
c

A sócia da DparaE, Claudia Grandi, observou que, com o avanço de tecnologias como a inteligência artificial, as pessoas estão “desenhando a própria jornada em termos de saúde”. Segundo ela, isso cria oportunidades para que as empresas apoiem seus trabalhadores nesse processo. Claudia também apresentou como tendência a saúde "figital", combinação de atendimento físico e digital. “A tecnologia sempre vai fazer sentido em algum passo”, afirmou.

Imagem
c

O médico Eduardo Bussmann, da Duas Rodas, apresentou o programa de saúde mental implantado na empresa em 2023. A iniciativa oferece acompanhamento psicológico e capacitação para gestores identificarem trabalhadores que precisam de apoio especializado. Segundo Bussmann, o programa já apresenta resultados concretos, como a redução de faltas ao trabalho e a melhora nos indicadores de clima organizacional. “O olhar atento à saúde mental fortalece o engajamento e o bem-estar das equipes”, destacou.

O painel foi mediado por Alberto Ogata, médico e pesquisador em Saúde e Qualidade de Vida.

***

ENCERRAMENTO

Imagem
c

O superintendente do SESI/SC, Daniel Tenconi, encerrou o Conecta Saúde destacando que o evento evidenciou “o quanto é estratégico cuidar da saúde do trabalhador”. Ele lembrou que, somente no ano passado, o SESI/SC atendeu mais de 600 mil pessoas, de 11 mil empresas em todo o estado.

Tenconi também apresentou o manifesto do SESI/SC, que reafirma o propósito da instituição de cuidar de pessoas e fortalecer o bem-estar como base para o desenvolvimento da indústria catarinense.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação

Notícias relacionadas

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.

Receber por e-mail

* indicates required

De acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados nº 13.709/18, o titular do dado manifesta a concordância no tratamento dos dados pessoais fornecidos para o recebimento de boletins informativos e a FIESC compromete-se em cumprir suas obrigações referentes ao tratamento dos dados.

Acesse nossa política de privacidade para saber mais.

Receber no WhatsApp

Receber no LinkedIn