Florianópolis, 05.09.2025 – A comitiva catarinense concluiu nesta sexta (5) o terceiro dia de atividades na missão à China, com agendas em Hangzhou voltadas a negócios, educação e cooperação multilateral.
O primeiro encontro ocorreu na Zhejiang Chamber of Commerce, que destacou oportunidades de exportação em setores como móveis, madeira, portas, estruturas e bens industriais.
A reunião reforçou a importância de visitas recíprocas, com a vinda de empresários chineses ao Brasil, além da troca de conhecimento tecnológico e da capacitação de estudantes e docentes.
Na sequência, o grupo participou de reunião sobre educação vocacional e cooperação entre países dos BRICS.
Foram discutidas plataformas internacionais de treinamento, projetos de certificação apoiados pelo Alibaba e a criação de centros de treinamento conjuntos Brasil–China em áreas estratégicas como inteligência artificial, manufatura avançada, agricultura, transporte e economia digital. Ficou acertada a visita de uma delegação chinesa ao Brasil em 2026, a convite do SENAI.
COOPERAÇÃO INDUSTRIAL
O dia foi encerrado com visita a instituição das zonas econômicas dos BRICS, destacando o papel destas áreas na cooperação industrial e educacional. A análise das influências regionais e globais reforçou oportunidades de internacionalização e cooperação multilateral alinhadas às estratégias do SENAI.
“Foi um dia de conexões sólidas para ampliar mercados, criar plataformas de cooperação e fortalecer a competitividade da indústria catarinense e brasileira no cenário global”, disse Fabrízio Pereira, diretor regional do SENAI/SC.
No plano geral, o objetivo da viagem é fortalecer a educação profissional no Brasil, além da cooperação entre Brasil e China no âmbito do BRICS, grupo formado por Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul para colaboração econômica e tecnológica.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas