Florianópolis, 16.09.25 - Com foco na ampliação do comércio e dos investimentos, a FIESC sediou o 3º Encontro de Câmaras de Comércio do Sul — iniciativa promovida em parceria com a FIERGS e a FIEP, que ocorreu nesta terça-feira, dia 16, em Florianópolis, e teve a participação de representantes de cerca de 30 câmaras bilaterais.
O presidente da FIESC, Gilberto Seleme, disse que com o tarifaço o comércio internacional vive um momento atípico e as câmaras estão sendo chamadas a colaborar. “Boa parte do que produzimos precisamos exportar, mas, para isso, são necessários parceiros comerciais, tecnologia e competitividade porque nesse mundo globalizado a concorrência é muito grande. Temos uma indústria competitiva. O problema é do portão da fábrica para fora”, afirmou, salientando os desafios que as empresas enfrentam, a começar pelos entraves logísticos para fazer os produtos chegarem no destino.
"As câmaras de comércio são canais de promoção comercial, de aproximação e de ampliação de networking para as empresas”, disse Maria Teresa Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC. “A proposta desse trabalho conjunto é somar os esforços visando ampliar os negócios internacionais”, completou.
O gerente de relações internacionais da FIEP, Higor de Menezes, lembrou que o encontro permite promover ações de mercado com foco nas exportações. Já a executiva do conselho de comércio exterior da FIERGS, Thaísa Lunelli Rodrigues, destacou que o sul representa 17% das exportações brasileiras e os três estados têm diversidade produtiva e vocação para o mercado internacional. “O papel das câmaras de comércio é estratégico nesse momento”, disse.
Participaram do encontro representantes de câmaras de comércio de diversos países. Entre eles: Argentina, Japão, Canadá, Uruguai, Itália, Portugal, Alemanha, China, além dos mercados árabe e africano.
3º encontro foi realizado na FIESC, em Florianópolis, nesta terça-feira, dia 16, com a participação de representantes de cerca de 30 câmaras bilaterais