Florianópolis, 27.03.2025 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) promoveu nesta quinta (27), em Florianópolis, o Fórum Radar, que discutiu soluções para impulsionar o crescimento da indústria. Abaixo, destaques do evento.
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1. ABERTURA
O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, disse que a indústria é o setor mais importante da economia de Santa Catarina, aquele que mais emprega. Ele destacou que a FIESC defende não só o interesse das indústrias, mas também o interesse da sociedade catarinense.
“Estamos todos juntos em busca de um estado cada vez mais dinâmico, cada vez mais referência em âmbito nacional e internacional.”

Marcos Troyjo, economista, sociólogo e diplomata, também participou da abertura. Ele enumerou os três principais desafios que devem estar “no radar” dos industriais brasileiros:
1. Política comercial e industrial dos EUA, com reflexos mundo afora;
2. Novo momento das exportações da China;
3. Corrida presidencial no Brasil, por seus efeitos econômicos;

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2. PALESTRA COM ALBERTO KUBA, DA WEG
A ousadia da WEG em crescer em cenários que sempre foram adversos é um dos motivos do sucesso da companhia. O foco no resultado e o investimento em inovação também são fatores fundamentais, disse o Diretor Presidente Executivo da WEG, Alberto Yoshikazu Kuba.
De acordo com ele, durante toda a trajetória da WEG - que tem 63 anos - sempre existiram desafios, e o diferencial da empresa ao longo do tempo foi identificar oportunidades e focar em fazer dar certo.
Kuba destacou que a WEG sempre procurou identificar o gap entre seus produtos e os dos concorrentes e trabalhou para minimizar a distância, seja comprando tecnologia ou desenvolvendo por meio da inovação.
“Todo ano a empresa tem produto novo e tecnologia nova no mercado. Hoje podemos dizer que a WEG tem o melhor produto do mundo em vários dos segmentos em que atua.”
Sobre o cenário de constante mudança e a possibilidade de uma nova configuração geopolítica e do comércio internacional, aconselhou os líderes industriais de SC a não mudar a direção da empresa de forma drástica. “Se a sua indústria tem negócios com os EUA, não abandone esta estratégia, mas fique atento para abrir novas portas.”
📢 DICAS DE ALBERTO KUBA
1. O tamanho do desafio é proporcional a sua falta de conhecimento
2. Cuide para que a experiência do seu cliente seja sempre positiva
3. Pensar grande ou pequeno dá o mesmo trabalho
4. Não existe atalhos se quiserem construir algo que seja sustentável
5. Busque continuamente formas de criar valor ao seu cliente
6. Busque sempre fazer mais, melhor e com custo menor
7. Desenvolva novos líderes; não são as empresas que se adaptam, mas sim as pessoas

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3. PAINEL JOVENS EMPRESÁRIOS
Empresas que querem crescer, gerar novos negócios e aproveitar oportunidades têm de investir em transformação digital, disseram os participantes do primeiro painel da tarde, mediado por Paulo Violada, líder do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados.



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4. PAINEL MARKETING INDUSTRIAL
A indústria catarinense precisa estar atenta a aspectos como design, branding e comunicação de marca para se manter relevante e sustentável. É o que disseram os participantes do segundo painel da tarde, mediado por José Eduardo Fiates, diretor de Inovação & Competitividade da FIESC.



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5. PALESTRA DUAS RODAS
Leonardo Zipft, presidente do Conselho de Administração da Duas Rodas, destacou que a empresa teve três ciclos de crescimento: o primeiro com o casal de fundadores vindos da Alemanha, o segundo com os filhos e o terceiro, o da sucessão.
A inovação ganhou reforço no terceiro ciclo, com o investimento de 5% da receita em pesquisa e desenvolvimento. Isso levou a uma renovação de 40% do portfólio de produtos nos últimos cinco anos, estratégia que deve levar a um faturamento de R$ 2,2 bilhões em 2025, salto de 17,8%.
“O único fato que assegura o desenvolvimento de uma organização é a capacidade criativa, a capacidade de inovar e perceber movimentos de mercado e interpretar a expectativa de seus clientes. Perguntamos para nossos clientes o que podemos fazer para melhorar.”

A presidente executiva, Rosemeri Francener, destacou que a inovação constante é essencial, já que, na indústria de alimentos, o que o fabricante de aromas e ingredientes oferece representa a marca do cliente.
“Quando a indústria de alimentos escolhe um sabor, um extrato, isso está carregando a emoção e a marca do cliente. O cliente, quando pensa em desenvolver um produto, precisa lembrar de nós. Quando ele nem sabe que quer lançar um produto, nós estamos lá para dizer: é o momento.”

📢 RECEITA DA DUAS RODAS PARA EXISTIR HÁ 100 ANOS
1. Liderança responsável
2. Respeito ao indivíduo
3. Atenção aos detalhes
4. Desempenho de alto nível
5. Inovação como chave
6. Liderança integrada
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