Florianópolis, 28.7.2020 – Trabalhos relacionados à tecnologia espacial desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados de Florianópolis poderão integrar projetos nacionais liderados pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Nesta terça-feira (28), uma comitiva da AEB, integrada pelo presidente da Agência, Carlos Moura, o diretor de política espacial e investimentos estratégicos, Cristiano Augusto Trein, a assessora técnica, Cecília Parente, e o diretor Paulo Barros realizou uma visita ao Instituto, localizado no Sapiens Parque.
No encontro, foram apresentadas iniciativas como o VCUB, um nanossatélite que está sendo elaborado pela empresa Visiona, em parceria com o Instituto de Inovação. Também foi apresentado o projeto Barragem 4.0, realizado com a empresa DFESA (Dona Francisca Energética, do grupo Gerdau), envolvendo sensores e drones para fazer monitoramento e predição e que utiliza inteligência artificial. Ações como essas podem contribuir em projetos nacionais de diversas áreas, como agronegócio e meteorologia.
Nesta segunda-feira (27), a equipe da AEB e o deputado Daniel de Freitas estiveram na FIESC, onde se reuniram com o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, o diretor de inovação e competitividade, José Eduardo Fiates, e o diretor de educação e tecnologia, Fabrizio Machado Pereira.
Ao longo desta semana, o presidente da AEB, Carlos Moura, e o deputado federal Daniel Freitas, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Programa Espacial Brasileiro e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, realizam uma série de encontros em Santa Catarina, incluindo visitas a instituições de pesquisa e reuniões com autoridades. Os encontros têm como foco a busca por cooperações tecnológicas e científicas no desenvolvimento de projetos que auxiliem especialmente na previsibilidade de acontecimentos climáticos.
Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina