Agência Espacial Brasileira (AEB) debate parcerias com Instituto SENAI de Inovação de Florianópolis

Comitiva da AEB conheceu trabalhos de tecnologia espacial desenvolvidos pelo ISI em Sistemas Embarcados, em visita ao Sapiens Parque nesta terça (28); objetivo é desenvolver iniciativas nacionais em áreas como meteorologia e agronegócio

Florianópolis, 28.7.2020 – Trabalhos relacionados à tecnologia espacial desenvolvidos pelo Instituto SENAI de Inovação (ISI) em Sistemas Embarcados de Florianópolis poderão integrar projetos nacionais liderados pela Agência Espacial Brasileira (AEB). Nesta terça-feira (28), uma comitiva da AEB, integrada pelo presidente da Agência, Carlos Moura, o diretor de política espacial e investimentos estratégicos, Cristiano Augusto Trein, a assessora técnica, Cecília Parente, e o diretor Paulo Barros realizou uma visita ao Instituto, localizado no Sapiens Parque.

No encontro, foram apresentadas iniciativas como o VCUB, um nanossatélite que está sendo elaborado pela empresa Visiona, em parceria com o Instituto de Inovação. Também foi apresentado o projeto Barragem 4.0, realizado com a empresa DFESA (Dona Francisca Energética, do grupo Gerdau), envolvendo sensores e drones para fazer monitoramento e predição e que utiliza inteligência artificial. Ações como essas podem contribuir em projetos nacionais de diversas áreas, como agronegócio e meteorologia.

Nesta segunda-feira (27), a equipe da AEB e o deputado Daniel de Freitas estiveram na FIESC, onde se reuniram com o presidente da Federação, Mario Cezar de Aguiar, o diretor de inovação e competitividade, José Eduardo Fiates, e o diretor de educação e tecnologia, Fabrizio Machado Pereira.

Ao longo desta semana, o presidente da AEB, Carlos Moura, e o deputado federal Daniel Freitas, que é presidente da Frente Parlamentar Mista em Apoio ao Programa Espacial Brasileiro e coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense, realizam uma série de encontros em Santa Catarina, incluindo visitas a instituições de pesquisa e reuniões com autoridades. Os encontros têm como foco a busca por cooperações tecnológicas e científicas no desenvolvimento de projetos que auxiliem especialmente na previsibilidade de acontecimentos climáticos.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina