Informação foi dada pelo embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luís Henrique Sobreira Lopes, durante live, promovida pela FIESC, na noite desta quinta-feira, dia 2. A Federação planeja realizar missão empresarial ao país asiático em abril

Florianópolis, 2.12.2021 - O embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luís Henrique Sobreira Lopes, informou que está em fase avançada de negociação o acordo de livre comércio Mercosul-Coreia do Sul. “Santa Catarina está bem posicionada e quando assinarmos o acordo o estado pode incrementar o comércio com a Coreia”, disse ele, durante reunião virtual, promovida na noite desta quinta-feira, pela Federação das Indústrias (FIESC), e transmitida pelo canal da entidade no YouTube. A FIESC planeja para abril a realização de missão empresarial ao país asiático.

Clique aqui e assista o replay da live

Segundo ele, já foram realizadas sete rodadas de negociações. “O que nos interessa mais é que o acordo seja, sim, abrangente, mas equilibrado”, afirmou. Em relação ao comércio entre Brasil e Coreia do Sul, o embaixador disse que apesar da pandemia, houve crescimento e a expectativa é que 2021 registre uma alta histórica. Brasil e Coreia têm relações diplomáticas há 60 anos. Apesar de ser um país pequeno, ao longo do tempo se transformou e hoje ocupa a décima posição entre as economias mundiais.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou que o estado quer desenvolver uma maior aproximação comercial. “Santa Catarina é um estado altamente diversificado e temos indústrias com marcas mundiais. Há muitas empresas em fase de prospecção de oportunidades comerciais tendo como objetivo a internacionalização dos negócios”, disse.

Também participaram do encontro a presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, que mediou a transmissão, além dos integrantes do Escritório de Promoção Comercial e de Investimentos da Embaixada, João Montenegro Pires e Thiago Mattos, que apresentaram informações econômicas e orientações sobre como fazer negócios com o país asiático.

Indignado com a situação das rodovias federais de Santa Catarina? Exija mudanças!

Participe do abaixo-assinado

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina