Acordo Mercosul-Coreia do Sul está em fase avançada

Informação foi dada pelo embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luís Henrique Sobreira Lopes, durante live, promovida pela FIESC, na noite desta quinta-feira, dia 2. A Federação planeja realizar missão empresarial ao país asiático em abril

Florianópolis, 2.12.2021 - O embaixador do Brasil na Coreia do Sul, Luís Henrique Sobreira Lopes, informou que está em fase avançada de negociação o acordo de livre comércio Mercosul-Coreia do Sul. “Santa Catarina está bem posicionada e quando assinarmos o acordo o estado pode incrementar o comércio com a Coreia”, disse ele, durante reunião virtual, promovida na noite desta quinta-feira, pela Federação das Indústrias (FIESC), e transmitida pelo canal da entidade no YouTube. A FIESC planeja para abril a realização de missão empresarial ao país asiático.

Clique aqui e assista o replay da live

Segundo ele, já foram realizadas sete rodadas de negociações. “O que nos interessa mais é que o acordo seja, sim, abrangente, mas equilibrado”, afirmou. Em relação ao comércio entre Brasil e Coreia do Sul, o embaixador disse que apesar da pandemia, houve crescimento e a expectativa é que 2021 registre uma alta histórica. Brasil e Coreia têm relações diplomáticas há 60 anos. Apesar de ser um país pequeno, ao longo do tempo se transformou e hoje ocupa a décima posição entre as economias mundiais.

O presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, destacou que o estado quer desenvolver uma maior aproximação comercial. “Santa Catarina é um estado altamente diversificado e temos indústrias com marcas mundiais. Há muitas empresas em fase de prospecção de oportunidades comerciais tendo como objetivo a internacionalização dos negócios”, disse.

Também participaram do encontro a presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, que mediou a transmissão, além dos integrantes do Escritório de Promoção Comercial e de Investimentos da Embaixada, João Montenegro Pires e Thiago Mattos, que apresentaram informações econômicas e orientações sobre como fazer negócios com o país asiático.