Vendas da indústria acumulam queda de 2,9% no trimestre

Pesquisa da FIESC informa que no mesmo período a massa salarial real diminuiu 6,6% e a capacidade produtiva das fábricas 2,5%

Florianópolis, 3.5.2017 – As vendas reais da indústria catarinense acumularam queda de 2,9% no primeiro trimestre de 2017 em comparação com o mesmo período no ano passado, mostra a pesquisa indicadores industriais da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), divulgada nesta quarta-feira (3). No período também houve redução nas horas trabalhadas na produção (2,6%), na massa salarial real (6,6%) e na capacidade instalada das fábricas (2,5%).

No primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período em 2016, os setores que registraram aumento nas vendas foram: produtos alimentícios (16,6%), equipamentos de informática e produtos eletrônicos (14,2%), celulose e papel (6,7%), produtos de metal 6,8% e produtos diversos (7,5%). Entre os segmentos em que houve queda no faturamento estão bebidas (-17,5%), produtos plásticos (12,9%), metalurgia 10,3%, máquinas e equipamentos (13,7%) e máquinas, aparelhos e materiais elétricos (6,9%). Clique aqui e veja a pesquisa.

Vendas nacionais: Pesquisa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que todos os indicadores nacionais tiveram queda no primeiro trimestre frente a igual período de 2016. Na comparação, o faturamento recuou 6,7%, o emprego caiu 4,4% e as horas trabalhadas reduziram 3,3%. Já a massa salarial é 5,6% inferior e o rendimento está 1,2% abaixo do primeiro trimestre do ano passado. Contudo, as vendas da indústria brasileira aumentaram 2,4% em março frente a fevereiro, na série livre de efeitos sazonais.

Sondagem industrial de SC: Apesar dos dados negativos em relação ao faturamento da indústria catarinense, a sondagem industrial do trimestre indica um processo de lenta recuperação interna das indústrias. Ainda que os empresários se mantenham insatisfeitos com as margens de lucro, situação financeira e acesso ao crédito, há significativa melhora em todos eles, o que também é observado em nível nacional. Clique aqui e veja os dados completos.

Para mais informações, acesse o Portal Setorial FIESC.