Estudante de São Bento do Sul foi o primeiro colocado em fresagem CNC; outro aluno, de Luzerna, conquistou bronze em tornearia CNC

Florianópolis, 20.7.2018 – O estudante Allan Scholze, do SENAI em São Bento do Sul, conquistou medalha de ouro na ocupação de fresagem CNC na prova seletiva para a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, a ser realizada em 2019, na cidade russa de Kazan. A prova foi encerrada nesta sexta, em Campinas-SP. Nesta semana, outros três catarinenses disputaram seletivas. Gean Luiz Leorato, de Luzerna, obteve medalha de bronze em tornearia CNC, em Santa Bárbara do Oeste-SP. Já Diovanna Caroline Schell, de Chapecó, e Sabrina Silva de Oliveira, de Blumenau, conquistaram a quarta posição, respectivamente, em web design e tecnologia da moda, em provas realizadas nas cidades de Natal-RN e Blumenau-SC.

“O treinamento foi árduo, tivemos muitos desafios, o que é bom para a preparação”, falou Allan. “O campeão não se faz sozinho. É resultado do trabalho de uma equipe – professores, treinador –, da família e até mesmo dos amigos para ajudar a descontrair e relaxar nos momentos de tensão”, destacou. Entre os preparadores de Allan estava o próprio irmão, Alef que representou  o Brasil na mesma ocupação, em 2015.

Com o resultado, ele se habilitou para a disputa da vaga brasileira na ocupação, o que vai acontecer até o final do ano, em prova de desempate com o competidor que obteve a segunda posição, um aluno de São Paulo. “Estou feliz com o resultado e em dezembro tem, o desempate. Tomara que a gente consiga passar para representar o Brasil no mundial”, acrescentou.

Da mesma forma que no mundial, os estudantes precisam realizar tarefas relacionadas a cada profissão, o que inclui planejamento e confecção de peças metálicas, de páginas de internet (incluindo design e programação) ou criação e confecção de roupas. Os competidores são avaliados pelo conhecimento e habilidades técnicas, além das competências socioemocionais (comportamento adotado diante do desafio, dos colegas, respeito a normas, ao meio ambiente, etc.). A exemplo da Tecnologia da Moda, a seletiva de Web Design será de domingo a sexta. Já as de Tornearia e Fresagem serão realizadas de segunda até sexta.

Agora, Santa Catarina soma três medalhas de ouro e duas de prata em dez ocupações disputadas nas seletivas de 2018. As provas prosseguem até meados de setembro e voltam a Santa Catarina nas semanas de 12 de agosto (engenharia de moldes para polímeros, em Joinville) e 19 de agosto (manutenção de aeronaves, em Palhoça). Representante brasileiro da WorldSkills, o SENAI está realizando provas seletivas para 44 ocupações, sendo que Santa Catarina participa de 25 delas.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Inscreva-se e receba semanalmente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina