Estudante de São Bento do Sul foi o primeiro colocado em fresagem CNC; outro aluno, de Luzerna, conquistou bronze em tornearia CNC

Florianópolis, 20.7.2018 – O estudante Allan Scholze, do SENAI em São Bento do Sul, conquistou medalha de ouro na ocupação de fresagem CNC na prova seletiva para a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, a ser realizada em 2019, na cidade russa de Kazan. A prova foi encerrada nesta sexta, em Campinas-SP. Nesta semana, outros três catarinenses disputaram seletivas. Gean Luiz Leorato, de Luzerna, obteve medalha de bronze em tornearia CNC, em Santa Bárbara do Oeste-SP. Já Diovanna Caroline Schell, de Chapecó, e Sabrina Silva de Oliveira, de Blumenau, conquistaram a quarta posição, respectivamente, em web design e tecnologia da moda, em provas realizadas nas cidades de Natal-RN e Blumenau-SC.

“O treinamento foi árduo, tivemos muitos desafios, o que é bom para a preparação”, falou Allan. “O campeão não se faz sozinho. É resultado do trabalho de uma equipe – professores, treinador –, da família e até mesmo dos amigos para ajudar a descontrair e relaxar nos momentos de tensão”, destacou. Entre os preparadores de Allan estava o próprio irmão, Alef que representou  o Brasil na mesma ocupação, em 2015.

Com o resultado, ele se habilitou para a disputa da vaga brasileira na ocupação, o que vai acontecer até o final do ano, em prova de desempate com o competidor que obteve a segunda posição, um aluno de São Paulo. “Estou feliz com o resultado e em dezembro tem, o desempate. Tomara que a gente consiga passar para representar o Brasil no mundial”, acrescentou.

Da mesma forma que no mundial, os estudantes precisam realizar tarefas relacionadas a cada profissão, o que inclui planejamento e confecção de peças metálicas, de páginas de internet (incluindo design e programação) ou criação e confecção de roupas. Os competidores são avaliados pelo conhecimento e habilidades técnicas, além das competências socioemocionais (comportamento adotado diante do desafio, dos colegas, respeito a normas, ao meio ambiente, etc.). A exemplo da Tecnologia da Moda, a seletiva de Web Design será de domingo a sexta. Já as de Tornearia e Fresagem serão realizadas de segunda até sexta.

Agora, Santa Catarina soma três medalhas de ouro e duas de prata em dez ocupações disputadas nas seletivas de 2018. As provas prosseguem até meados de setembro e voltam a Santa Catarina nas semanas de 12 de agosto (engenharia de moldes para polímeros, em Joinville) e 19 de agosto (manutenção de aeronaves, em Palhoça). Representante brasileiro da WorldSkills, o SENAI está realizando provas seletivas para 44 ocupações, sendo que Santa Catarina participa de 25 delas.

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco