Instituições unem-se para criar Hub de Manufatura Aditiva

Iniciativa, que já tem participação do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), CTI Renato Archer, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser, está aberta a novos parceiros.

Com o objetivo de concentrar empresas, ICT’s e outros atores do sistema para promover a difusão de tecnologias de Manufatura Aditiva (MA), o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), o CTI Renato Archer, Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e o Instituto Senai de Inovação em Sistemas de Manufatura e Processamento a Laser (Instituto da Indústria de Joinville-SC) estão criando um hub de Manufatura Aditiva. A ideia do projeto é fortalecer o ecossistema de inovação no país e incentivar a P&D da área. O pesquisador do IPT e um dos coordenadores do projeto, Daniel Bayerline, explica que a expectativa é que o Hub MA se torne um núcleo facilitador da adoção da MA, por meio do mapeamento de informações, treinamentos, organização de eventos e de test-drives de tecnologia, criação e manutenção de redes de contatos, entre outros.

Para isso, desde março de 2018, o projeto vem reunindo representantes do setor para verificar os desafios enfrentados e criar soluções que alavanquem o ramo de MA. Exemplo disso foi o workshop realizado no dia 10 de maio, no IPT, para definir as atividades do hub, e discutir processos importantes da plataforma, tais como formas de financiamento de projetos que poderão ser realizados conjuntamente pelo hub. O evento reuniu mais de 60 representantes de empresas, Institutos de Pesquisa e Universidades de diversas regiões do país.

Na abertura deste evento, o diretor do CTI Renato Archer, Jorge Vicente da Silva mostrou dados que mostram o crescimento da tecnologia de MA no mundo e ressaltou a importância do setor brasileiro se organizar para que as tecnologias relacionadas à MA ganhem mais espaço e sejam mais competitivas no mercado.

Nesse mesmo sentido, o pesquisador do Instituto da Indústria com sede em Joinville-SC, Henrique Oliveira, acredita que o hub será uma peça-chave para promover a interação necessária para organizar os responsáveis pela produção tecnológica na área e se preparar para as mudanças que o mercado demanda.

Durante o workshop foi criado um comitê de estruturação do Hub MA com representantes de todas as áreas abrangidas pela cadeia (fornecedores, empresas usuárias de MA e ICT’s). Este comitê irá buscar dar celeridade ao processo de formação do hub e ao início das atividades, além de buscar alternativas para o financiamento do projeto.

Benefícios à cadeia:  Para as empresas usuária de MA, a expectativa é a de que o Hub MA consiga oferecer redução dos custos de monitoramento de tecnologias, avaliação de técnicas, identificação de oportunidades de aplicação, acesso mais fácil ao desenvolvimento e testes de produtos, além da minimização dos riscos de adoção da tecnologia por meio do uso de laboratórios das ICT’s associadas.

Quanto aos fornecedores de produtos e serviços, o hub pretende oferecer ferramentas para acelerar o processo de adoção de MA através do maior compartilhamento de informação; aumentar a interação dos fornecedores com os Institutos de Ciência e Tecnologia para a formação de mão de obra para desenvolvimento de produtos; e diminuição das barreiras da difusão da tecnologia.

Já para as ICT’s e universidades a expectativa é o hub consiga incentivar as pesquisas em MA, por meio da interação das Instituições com o ecossistema; promover o treinamento e a formação de docentes e pesquisadores em MA; introduzir as ciências e tecnologias de MA nos cursos de graduação e de pós-graduação do país.

Para participar: As ICT’s, fornecedores de Manufatura Aditiva, usuários da tecnologia, além das agências de fomentos interessadas em participar das próximas atividades do Hub MA, devem entrar em contato com Daniel Bayerline pelo e-mail: daniellb@ipt.br .

Texto e fotos: Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer