Entidades realizam atividades alusivas ao Dia da Indústria de 21 a 25 de maio 

Florianópolis, 18.5.2018 – Na semana na qual se celebra o Dia da Indústria (25 de maio), as entidades da FIESC promovem ações alusivas à data em suas respectivas unidades em todo o Estado.  A programação especial ocorre nas 16 vice-presidências e contemplam palestras, workshops e apresentação de trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 48 12 12.

Confira alguns dos destaques da Semana da Indústria:

Alto Vale do Itajaí – Ações de saúde da farmaSesi, aulões de ginástica, aferição de pressão arterial e dicas de saúde são algumas das atividades que serão oferecidas às indústrias do Alto Vale do Itajaí. O SESI Escola realiza de 21 a 25 de maio mostra de atividades dos alunos registrando o ambiente de trabalho dos pais na indústria. O SENAI oferecerá, no dia 21, palestras aos alunos dos cursos de Aprendizagem Industrial e cursos técnicos. No dia 23, a entidade realiza, às 19 horas, o talkshow Como Trabalhar com Jeans na Moda Circular, na UNIDAVI, em Rio do Sul. No sábado (26), o Coral da FIESC apresenta o Show Colorido em Preto e Branco, no Cine Teatro Dom Bosco, às 18h30.  

Alto Uruguai – A FIESC prepara uma série de atividades para a Semana da Indústria no Alto Uruguai Catarinense. Um dos pontos marcantes será a participação de empresários ligados à indústria. Eles farão demonstrações das principais atividades desenvolvidas em seus empreendimentos. O objetivo é mostrar à comunidade regional as potencialidades da indústria.

Centro-Norte – A programação inclui palestras e visitas técnicas de 21 a 25 de maio. Estarão envolvidas as unidades do SENAI de Caçador, Videira, Fraiburgo, Porto União e Curitibanos. A abertura da Semana da Indústria será com o evento Café com a Indústria, dia 22 de maio, às 7h45, no Auditório do SESI. Na ocasião, será discutido o papel do líder na indústria 4.0. Os palestrantes serão Alex Kunen, especialista em tecnologia e pesquisador na área da quarta revolução industrial, e Tuly Rocha, psicóloga com mais de 15 anos de experiência na área de desenvolvimento humano e comportamental.  

Centro-Oeste - Na região Centro-Oeste, palestras voltadas às questões industriais, oficinas e outras ações integram a programação das unidades do SENAI em Joaçaba, Luzerna, Campos Novos e Capinzal, além do SESI. Entre as ações também está previsto o encontro com empresários no Distrito Industrial de Luzerna que acontece na terça-feira (22), às 7h30. Também haverá exposição de indústrias nos espaços do SENAI e do SESI.

Extremo-Oeste – Em São Miguel do Oeste, a abertura das atividades será realizada na Associação Comercial e Industrial do município (Acismo), no dia 23, às 19 horas. O secretário de Desenvolvimento Econômico, Renato Romancini, apresentará projetos de incentivos industriais para a região. O médico e diretor do Centro de Inovação SESI em Tecnologias para Saúde, Marcelo Tournier, abordará transformação digital na saúde. Rafael Boaventura, consultor de inovação do IEL, falará sobre gestão da inovação nas empresas. O SENAI ainda apresenta projetos inovadores da indústria 4.0.

Foz do Itajaí - No município de Itajaí, a data será lembrada com três palestras promovidas pela FIESC. As apresentações ocorrerão nos dias 23, 24 e 25 de maio, sempre às 19h, no auditório do SENAI Itajaí, com os temas Simulação Computacional, Lean Construction e Lean Como Ferramenta de Gestão, respectivamente. Na ocasião, serão apresentados cases de empresas que utilizam estas ferramentas para gerir seus negócios.

Litoral-Sul - O SENAI de Tubarão realiza no dia 21 de maio, às 19h30, workshop sobre ferramentas de produtividade do Google e como elas podem auxiliar micro e pequenas empresas. 

Norte-Nordeste - Em Joinville, as atividades começaram no dia 17, com palestra promovida pelo SESI no Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos do Estado de Santa Catarina (Sindirepa), com o tema saúde e segurança. Outros temas, como Indústria 4.0, Competências necessárias para o novo mundo do trabalho e Capacitação e preparação de pessoas com deficiência para entrevistas de emprego serão abordados pelo SESI, de 21 a 25 de maio.

Já o SENAI promoverá palestras para os estudantes na unidade Norte de 21 a 25 de maio. Na pauta, temas como As oportunidades e desafios do setor industrial para o futuro, Carreira e profissão, e Indústria 4.0. Também haverá oficina de automação, apresentação da lei da aprendizagem e visitas dos estudantes à Docol e ao Instituto Senai da Indústria.

Oeste – A programação em São Lourenço do Oeste, na segunda-feira, dia 21, às 19 horas, contará com workshop “Os cenários da indústria do Oeste catarinense” e apresentações do MBA Smart, unidade móvel de Automação industrial e da unidade do SENAI. A ação tem apoio da Associação Empresarial de São Lourenço do Oeste (Acislo). Nos dias 22 e 23, palestras sobre prevenção às drogas e carreira profissional serão oferecidas a estudantes do SENAI. 

Na terça-feira (22), a Associação Empresarial de Coronel Freitas (AECF) promoverá ações do Dia da Indústria e a FIESC participará com palestra sobre o Centro Moveleiro. No mesmo dia, em Xanxerê, haverá capacitação de alunos do Programa Profissional do Futuro (PPF) sobre relacionamento interpessoal.

Pinhalzinho receberá, no dia 26, o 2º Torneio Empresarial, no campo sintético do SESI, a partir das 9 horas. O evento tem como principal objetivo promover a cultura da prática de atividade física e a integração entre os participantes. Para participar, é necessário vínculo com a indústria, podendo ser formadas equipes de colaboradores da indústria, comércio e outras entidades. São quatro equipes femininas e 12 masculinas. 

Serra Catarinense - Na quarta-feira (23), às 19h, estudantes conhecerão cases de sucesso de jovens empreendedores e sua inserção no mercado de trabalho. Contarão suas experiências a gerente de recursos humanos da Vossko do Brasil, Paula Juschaks, o arquiteto e sócio proprietário da All Bekaa Arquitetura e Engenharia, Malek Ráu Dabbous, e o organizador do TEDx Lages, Pedro Ceron. A programação se encerra na quinta-feira (24), às 19h, na Associação Empresarial de Lages (ACIL), com o lançamento do Núcleo de Saúde e Segurança do Trabalho (SST), um desdobramento das ações previstas nos workshops da Aliança Saúde Competitividade do SESI, realizados entre os anos de 2016 e 2017.

Sul - Em Criciúma, o SESI está desenvolvendo atividades voltadas à educação infantil, o ensino fundamental e a educação de jovens e adultos (EJA). Durante a Semana da Indústria os estudantes realizarão visitas às empresas da região e, durante o horário das aulas, os pais que se inscreveram, poderão apresentar o seu trabalho em palestras nas salas de aula. Para os estudantes da EJA Profissionalizante, ao longo da semana, também serão realizadas palestras sobre competências para o século 21.

Já o SENAI, além de visitas técnicas e palestras com profissionais da indústria, será realizada uma palestra com a psicóloga e coaching Giseli Barbara da Conceição com o tema A que século sua competência pertence? para alunos do ensino médio e dos cursos de aprendizagem industrial.

Vale do Itajaí - A abertura da Semana da Indústria será no dia 21, no auditório do Centro Empresarial de Blumenau (CEB), a partir das 18h45, com a palestra “Os Desafios da Indústria Catarinense”, que será apresentada pelo vice-presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar. 

Vale do Itajaí Mirim - Em Brusque, ocorre o Workshop Ágile SENAI - Despertar para o ágil, que ocorrerá no dia 23, às 19h30, no auditório da instituição de ensino. O objetivo deste encontro é apresentar a nova proposta, além das ferramentas e técnicas que serão abordadas na MBA SMART - Gestão Ágile em Projetos de alta performance.


Vale do Itapocu - Na região do Vale do Itapocu a programação da Semana da Indústria terá como destaques as ações implementadas pela FIESC, por meio do SENAI, SESI e IEL voltadas à qualidade de vida do trabalhador e aos avanços tecnológicos. As atividades estarão concentradas no dia 22 e envolvem uma agenda de palestras e uma mostra com a exposição de projetos desenvolvidos em parceria com indústrias, com foco na evolução de processos de manufatura, produtos e serviços. A programação se inicia às 13h30, no auditório do SESI, com palestra do diretor Jefferson Galdino sobre o papel das lideranças na melhoria da saúde dos colaboradores e seu impacto nas organizações; os reflexos do e-Social nas empresas, abordado pela coordenadora de Saúde do SESI/SC Patrícia Figueiredo; encerrando com um painel sobre os desafios e oportunidades da indústria 4.0 e projetos em desenvolvimento no SENAI com as participações dos mestres em engenharia da produção Genílson Tiburski e Gilberto Tiago Moreira.
 


Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
48 | 3231 4244
imprensa@fiesc.com.br 
 

Entre em contato

Tire dúvidas, envie sugestões e reclamações

Fale conosco