FIESC, Fecomércio e FACISC ampliam cooperação com a Argentina

Entidades assinaram termo com o Consulado argentino, nesta segunda-feira (1º). Iniciativa fortalece a atuação da Câmara Empresarial de Comércio Argentina-SC

Florianópolis, 1º.10.2018 – Com objetivo de ampliar a cooperação comercial e o turismo, as Federações das Indústrias (FIESC), do Comércio e Turismo (Fecomércio) e das Associações Empresariais (FACISC) assinaram termo com o Consulado da Argentina em Florianópolis, nesta segunda-feira (1º), durante reunião de diretoria da Fecomércio, na Capital. A iniciativa fortalece a atuação da Câmara Empresarial de Comércio Argentina-Santa Catarina.

O
 convênio é extremamente importante para a indústria e a economia catarinenses. A Argentina é um parceiro comercial muito importante e podemos somar esforços no sentido de ampliar a corrente de comércio bilateral”, afirmou o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, lembrando que o estado exportou ao país vizinho US$ 555 milhões no acumulado do ano até agosto. “Em nossa gestão à frente da FIESC, uma das propostas é exatamente aumentar a internacionalização da indústria catarinense. Certamente essa ação de hoje vem ao encontro desse propósito”, completou. Os principais produtos embarcados por Santa Catarina no período foram máquinas para aquecimento, papel kraft, revestimentos de ferro laminado, cerâmica e carne suína. O estado importou da Argentina US$ 882 milhões. Entre os principais produtos da pauta estão carros, polímeros de etileno, alumínio em formas brutas e polímeros de propileno.

A presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Maria Teresa Bustamante, salientou que a particularidade de ser um acordo entre Santa Catarina e Argentina amplia o olhar em relação às oportunidades comerciais e à atração de investimentos. “Temos o compromisso de consolidar a cooperação em direção ao aumento dos negócios. Nosso projeto de internacionalização passa também por incentivar a aproximação com os países vizinhos”, declarou.

O cônsul da Argentina em Santa Catarina, Gustavo Ricardo Coppa, citou uma publicação Argentina que mostrou a produtividade das embaixadas e consulados do país ao redor do mundo, e destacou o bom desempenho das representações diplomáticas sediadas no Brasil. “Produtividade no intercâmbio comercial significa aumento de divisas. Sem dúvida, o Brasil é o principal parceiro comercial da Argentina. Mas isso ser apresentado numa pesquisa é muito importante porque quer dizer que o nosso trabalho está dando bons resultados”, avaliou. Ele também salientou o empenho e o compromisso das entidades catarinenses em prol da parceria comercial.

O presidente da FACISC, Jonny Zulauf, observou a importância de elevar a produtividade das micro, pequenas e médias empresas. “Temos uma parceria histórica com países do Mercosul, mas a Argentina se destaca”, disse.

“Temos que aproveitar a expertise das entidades que podem acrescentar muito na relação com a Argentina. Tenho certeza que o trabalho no âmbito da Câmara será muito produtivo, tanto do ponto de vista comercial quanto do turismo”, concluiu o presidente da Fecomércio, Bruno Breithaupt.