SESI desenvolve jogos digitais para orientar sobre trabalho seguro

Tecnologia simula situações reais do cotidiano na indústria, mostrando os riscos no ambiente de trabalho

Florianópolis, 27.02.2015 – Utilizar o entretenimento digital a favor da educação. É desta forma que o SESI/SC, entidade da FIESC, vem orientando trabalhadores sobre os riscos no ambiente de trabalho e os procedimentos para torná-lo mais seguro. Por meio do projeto “Plataforma Móvel de Desenvolvimento Coletivo”, desenvolvido em parceria com a Sábia Experience, empresa catarinense que desenvolve uma plataforma tecnológica pioneira e exclusiva no Brasil, jogos educativos simulam situações reais do cotidiano da indústria.

Os games são veiculados na plataforma móvel no local de trabalho, durando em média 10 minutos e são jogados em grupos, nos quais os participantes compartilham ideias e experiências. As equipes são desafiadas a identificar falhas e procedimentos corretos durante uma experiência interativa. A cada tomada de decisão todos os integrantes da equipe precisam chegar a um consenso. Só assim o jogo avança. “Os jogos buscam a diminuição do acidente de trabalho e consequentemente a redução do absenteísmo, trazendo maior competitividade para as indústrias, reduzindo custos e aumentando a produtividade”, explica Leandro Schneider Neves, da Assessoria de Desenvolvimento e Inovação de Negócios do SESI/SC.

O método já foi aplicado em indústrias do setor alimentício e da construção civil, atendendo cerca de cinco mil trabalhadores. A iniciativa registrou 74% de eficácia na conscientização de atos seguros, conforme pesquisa que avaliou os conhecimentos relativos à segurança e saúde no trabalho antes e depois do treinamento. O auxiliar de produção da Aurora, de Chapecó, Elias Sampaio, vê benefícios no processo que permite aprender sem sair do ambiente de trabalho. “No horário de intervalo podemos jogar e, assim, recebemos orientações sobre como proceder em situações de emergência”, fala Sampaio. Para o coordenador de recursos humanos da BRF, em Capinzal, Cícero Zardo, inovar em segurança e saúde no trabalho é um desafio. “Esta é uma necessidade que estamos conseguindo superar juntamente com a parceria do SESI/SC. Estamos obtendo resultados formidáveis com os trabalhadores”, afirma Zardo.

Na construção civil, os trabalhadores se identificam com o que é apresentado nos jogos. “É uma forma de interagir com situações da obra. Por meio da plataforma os colaboradores buscam melhores soluções para emergências que podem ocorrer”, explica o engenheiro da FG Empreendimentos, Ricardo Reis. “Esta é uma ótima forma de disseminar conhecimento. Segurança no trabalho é tudo”, complementa o armador da FG Empreendimentos, Wesley de Oliveira.

A intenção é ainda aplicar o projeto em empresas nas regiões Sudeste, Nordeste, Vale do Itajaí, Oeste e Extremo Oeste do Estado.