Jovens de abrigos da região Serrana participarão do Novos Caminhos

Programa tem como objetivo preparar jovens abrigados para o mundo do trabalho

Florianópolis, 4.3.2015 – Na manhã desta quarta-feira (04), a Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJ/SC) e a Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) oficializaram a adesão da região Serrana do Estado ao Programa Novos Caminhos. O projeto que já é realizado em várias cidades catarinenses vai beneficiar jovens dos municípios de Lages, São Joaquim, Bom Retiro, Anita Garibaldi, Campo Belo do Sul, Correia Pinto, Otacílio Costa e Urubici.

O programa tem como objetivo preparar jovens entre 14 e 18 anos com problemas de inserção social para o mercado de trabalho. “É uma contribuição que a Federação das Indústrias oferece aos jovens, qualificando o futuro profissional”, explica Israel Marcon, vice-presidente da FIESC para a serra.

A iniciativa também tem o apoio da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça de Santa Catarina. O desembargador Sérgio Izidoro Heil, do TJSC, destacou a importância de ajudar esses jovens na profissionalização. “Sabemos que o número de adolescente que desistem no meio do trajeto é grande, mas não devemos desistir desses jovens. Precisamos garantir um futuro digno a eles, e isso só é possível com o esforço e dedicação de cada envolvido nesse projeto”, ressalta o desembargador.

A inserção de jovens abrigados no mercado de trabalho na região Serrana é um grande desafio e, como explica Gisele Fernandes, assistente social de Otacílio Costa, há muito tempo a região tem buscado uma solução para esta demanda. “É uma grande conquista para todos nós que estamos diretamente envolvidos com a ressocialização desses jovens”, disse.

O Estado de Santa Catarina possui 170 programas sociais acolhendo 1,5 crianças e adolescentes, de 0 a 18 anos, que viviam em situações precárias. Esses jovens ficam em instituições mantidas pelo governo até completarem a maioridade. O projeto Novos Caminhos, teve a adesão de mais de duzentos jovens no ano passado, destes 117 estão matriculados em cursos técnicos do SENAI e 9 já estão trabalhando.

Federação das Indústrias de Santa Catarina
imprensa@fiescnet.com.br