Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Itajaí e Blumenau promovem aula inaugural do Novos Caminhos

Iniciativa ajuda a capacitar e inserir no mercado de trabalho jovens que participam de programas de acolhimento do Estado

Florianópolis, 8.5.2015 – Jovens que participam de programas de acolhimento do Estado em Itajaí e Blumenau conheceram nesta quarta e quinta-feira (6 e 7 de maio) oportunidades de formação por meio do projeto Novos Caminhos. A iniciativa é uma parceria entre a FIESC, o Tribunal de Justiça de Santa Catarina e a Associação dos Magistrados Catarinenses para atender os jovens que vivem em programas de acolhimento e que, ao completarem 18 anos, precisam deixar os abrigos. 

Em Itajaí, esta já é a segunda turma que se inicia desde a implantação do programa em 2014. "Esses jovens vem de lares desfeitos e hoje abre um novo sol para eles. É a oportunidade de fazer cursos profissionais, serem agentes motivadores e tornarem-se exemplos dentro da comunidade", ressalta o vice-presidente da FIESC na região da Foz do Rio Itajaí, Maurício César Pereira.

Aos 16 anos, M.S. já sente as mudanças no rumo da vida dele. O adolescente ingressou no programa Novos Caminhos em 2014. Hoje, já faz o curso de logística no SENAI, entidade da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), e é remunerado como jovem aprendiz. O jovem é um exemplo para outros tantos adolescentes que vivem em abrigos da região. 

Ao todo 18 jovens participaram do evento em Blumenau. Em um encontro descontraído, os jovens puderam conhecer um pouco mais sobre o programa e visitaram a unidade do SENAI. O vice-presidente regional da FIESC para o Vale do Itajaí, Ronaldo Baumgarten Júnior, também conversou com os participantes e destacou que o programa é uma grande oportunidade e cabe a cada um persistir. “Meu pedido é que vocês permaneçam até o final desse programa. Apoiem os colegas que queiram desistir. Não deixem que isso aconteça. Em dezembro, na formatura, quero ver todos vocês”, afirmou Baumgarten Júnior.

A jovem E. A. de 16 anos, que participou do programa Novos Caminhos em 2014 falou sobre a experiência. Ela passou pelas três etapas do programa e está realizando o curso de aprendizagem industrial do SENAI em confecção de moldes e roupas. “No começo achei que ia ser chato, mas depois gostei muito. É um aprendizado que nos prepara para uma profissão. Não desistam”, incentivou a estudante.

O programa - Criado pelas três instituições em 2013, o Programa Novos Caminhos oferece qualificação e apoio aos jovens de 14 a 18 anos que participam de programas de acolhimento, sob a tutela do Estado. Quando chegam à maioridade, esses jovens são obrigados a deixar os abrigos, tendo que assumir sozinhos a condução de suas vidas. O programa oferece capacitações de iniciação ao mundo do trabalho pelo IEL, SESI e SENAI. Os integrantes do projeto têm acesso ainda à educação profissional do SENAI e o complemento da educação básica do SESI. 



Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias de Santa Catarina
imprensa@fiescnet.com.br
(48) 3231 4244 - (48) 9176 2505

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.