Saúde e segurança do trabalhador são debatidos em Joaçaba

Iniciativa, promovida pela Aliança Saúde Competitividade, consolida e prioriza as necessidades das indústrias relacionadas ao tema

Joaçaba, 22.03.2017 – Joaçaba recebeu na manhã desta quarta-feira (22) o décimo encontro dos 16 workshops Aliança Saúde Competitividade que ocorrem nas vice-presidências da FIESC até o final deste primeiro semestre. O objetivo foi discutir os desafios e perspectivas sobre a saúde e segurança do trabalhador, além de estimular a atuação de lideranças locais como agentes promotores de ambientes de trabalho seguros e saudáveis. A iniciativa é da FIESC, por meio do SESI e da Aliança Saúde Competitividade.

O encontro foi realizado na Unidade do SESI em Joaçaba e contou com a participação de lideranças empresariais, sindicais, organizações públicas, acadêmicas, políticas e da sociedade. Durante a manhã um painel foi formado para explanação dos pontos de vista dos participantes e grupos de trabalho, divididos por setores. Foram discutidos os desafios e práticas que podem ser adaptadas à saúde e à segurança nas indústrias da região.

“Este é um trabalho qualitativo, associando saúde e competitividade. Algo que precisa tratado de forma sistêmica e como prioridade por todos os atores da sociedade, reduzindo problemas de saúde, acidente de trabalho e principalmente custos. Devem ser encarados como agenda estratégica de Estado e das organizações”, explicou o superintendente do SESI/SC, Fabrizio Machado Pereira. “As discussões nas 16 vice-presidências da FIESC serão transformadas em propostas de programas e projetos que transformem a realidade da saúde e segurança em nosso Estado”, completou.

Pereira lembrou ainda o aumento da expectativa de vida do brasileiro associado aos seus hábitos de vida e que as empresas devem estar preocupadas também com o ambiente externo e promoção da qualidade de vida do trabalhador. “São necessárias políticas públicas para incentivar as empresas a promoverem saúde além do ambiente de trabalho. Não apenas cumprindo a legislação e NRs”, salientou.

O vice-presidente da FIESC para a região Centro-Oeste, Márcio Luís Dalla Lana, falou sobre os dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Atualmente, 11,54% da folha de pagamento são gastos na saúde. O vice-presidente da FIESC enfatizou que a riqueza de uma empresa depende do trabalhador. “Investir em educação na indústria, além de elevar a escolaridade e qualificação profissional, auxilia nas mudanças culturais e comportamentais e reflete no cuidado com a saúde”, disse.

A diretora do SESI em Joaçaba, Rosane Kunen, destacou que todas as sugestões para construção deste plano de ação são primordiais para produzir melhores condições de trabalho. “A temática é desafiadora e não deve ficar limitada apenas à equipe técnica. O empresário, tendo consciência que saúde é igual à competitividade, terá uma empresa muito mais sadia e produtiva”, ressaltou.

Durante o evento ocorreu também o lançamento do Núcleo de Segurança e Saúde da região Centro Oeste, formado por integrantes de entidades, empresas, organizações e indústrias da região.

Com informações de N'ativa.