FIESC debate ações para fortalecer a indústria da moda em SC

Representantes do SCMC, Sintex, Sinfiatec e Denim City SP participaram de reunião, nesta segunda-feira, dia 30

Florianópolis, 30.11.2020 – Em reunião com empresários do setor da moda de Santa Catarina, o presidente da FIESC, Mario Cezar de Aguiar, debateu estratégias para fortalecer o segmento no estado e ampliar a internacionalização das empresas. O encontro foi realizado na sede da entidade, em Florianópolis, nesta segunda-feira, da 30, com participação virtual de representantes de instituições como o Santa Catarina Moda e Cultura (SCMC), Sintex (Sindicato das Indústrias de Fiação, Tecelagem e do Vestuário de Blumenau) e Sindicato das Indústrias da Fiação, Tecelagem, Confecção e do Vestuário do Alto Vale do Itajaí (Sinfiatec).

No encontro, Cristiano Buerger, da Tecnoblu, de Blumenau, apresentou o Denim City SP, um campus de inovação, localizado em São Paulo, que pretende elevar o padrão, reduzir o impacto ambiental, estimular a adoção de inovações mais sustentáveis e unir a indústria do denim. Ele destacou como essa iniciativa pode servir de inspiração para o setor da moda no estado. A Tecnoblu faz parte do Denim City. No encontro, também foi destacado o exemplo da marca Vale Azul, de Rio do Sul, iniciativa do Sinfiatec com o apoio do SENAI, para fortalecer a indústria do jeans desta região.

Aguiar, da FIESC, salientou que a entidade, por meio do SENAI e do SESI, está pronta para colaborar com o setor, especialmente na formação de profissionais e no campo de inovação para as empresas, a partir da rede de institutos de inovação e tecnologia da entidade. “Existimos para atender as demandas da indústria. Estamos à disposição”, disse.

Ainda no encontro, o diretor regional do SENAI, Fabrizio Machado Pereira, ressaltou as ações que a entidade já faz em parceria com o setor da moda, e o diretor de inovação da FIESC, José Eduardo Fiates, chamou a atenção para o Programa Travessia, iniciativa da federação que busca a reinvenção da indústria e da economia no cenário pós-pandemia.