FIESC debate fornecimento de energia e gás natural frente à Covid-19

Câmara de Assuntos de Energia da Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) realizará reunião virtual, pelo canal de Youtube da entidade, às 10 horas da quarta-feira, dia 22

Florianópolis, 20.7.2020 – O fornecimento de energia elétrica e de gás natural para a indústria catarinense será discutido pela Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, em reunião marcada para a próxima quarta-feira, dia 22. O evento contará com a participação dos executivos da Celesc Cleicio Poleto Martins (presidente) e Sandro Ricardo Levandoski (diretor de distribuição) e do presidente da SC Gás, Willian Anderson Lehmkuhl. Também serão apresentados projetos de lei e medidas provisórias referentes ao setor de energia e que são de interesse da indústria.

O evento será transmitido pelo canal de youtube da FIESC. Clique aqui para fazer a sua inscrição.

“Na energia elétrica as empresas que sofreram paradas ou redução expressiva de produção tiveram o ônus de pagar a totalidade da demanda contratada sem tê-la consumida”, explica o presidente da Câmara de Assuntos de Energia da FIESC, Otmar Muller. “E também as empresas que compram energia no mercado livre foram prejudicadas por ter que pagar o total contratado. Neste mercado as indústrias podem negociar a energia consumida, mas com a pandemia houve excesso de oferta e o preço de venda foi inferior a 20% do valor de compra nos contratos”, acrescenta.

Segundo Muller, situação diferente ocorreu com o gás natural. “No gás natural não houve este problema, pois estão previstas nos contratos as situações de força maior. Além disto, a SCGAS fez o parcelamento dos pagamentos dos primeiros meses da pandemia”, afirma.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina