Em Mafra, GreyLogix criou aparelho modular, sem desenvolver itens específicos

Por meio de iniciativa + Respiradores, empresas recebem apoio do SENAI e têm potencial para produzir até 8,2 mil ventiladores pulmonares por mês e ampliar a oferta dos aparelhos usados no tratamento de pacientes graves da covid-19

Florianópolis, 18.5.2020 - Ao constatar que a escassez de ventiladores pulmonares seria uma das graves dificuldades no enfrentamento da pandemia, a catarinense GreyLogix Brasil resolveu contribuir para suprir o mercado. Renato Leal, executivo da empresa, explica que a estratégia foi criar um modelo modular, com componentes já existentes no mercado, para acelerar o processo de fabricação. “Tendo as peças em mãos, um funcionário pode montar três aparelhos por dia”, explica. Ele acredita que, se houver demanda, sua capacidade de produção seja de 30 aparelhos por dia, que podem chegar ao mercado por um valor de aproximadamente R$ 50 mil, abaixo do preço praticado no mercado.

Renato Leal cita que o SENAI vem dando suporte no atendimento de pontos críticos no desenvolvimento do aparelho, como a agilização das etapas do processo de certificação na Anvisa e as melhorias no produto. Outro ponto crucial para a GreyLogix é a busca de financiamento para a produção. “Estamos fazendo 200 equipamentos com recursos próprios, mas vamos precisar de financiamento ou de um investidor para ganhar escala”, afirma. O quarto ponto essencial citado por Leal é a existência de compradores.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina