Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Recursos para pequenas empresas enfrentarem as mudanças de câmbio foram tema de live da FIESC

Transmissão pelo Youtube da FIESC nesta sexta (22) trouxe recomendações para empreendedores investirem no mercado internacional e conquistarem espaço mesmo com as alterações do dólar; encontro reuniu Maria Teresa Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Célio Bayer, presidente da Câmara da Micro e Pequena Indústria da FIESC, Leonir Tesser e Carolina Tesser, da fabricante catarinense de móveis Temasa

Clique na imagem abaixo e assista à transmissão 


Florianópolis, 22.05.2020 – Recomendações para as micro, pequenas e médias empresas se desenvolverem e conquistarem o mercado internacional mesmo com mudanças de câmbio estiveram em debate em live realizada pela FIESC nesta sexta-feira (22).

No encontro, Maria Teresa (Maitê) Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, Célio Bayer, presidente da Câmara da Micro e Pequena Indústria da FIESC, Leonir Tesser e Caroline Tesser, da fabricante catarinense de móveis Temasa, reuniram dicas para os empreendedores e discutiram os principais desafios no cenário atual. Os especialistas destacaram a importância dos empreendedores investirem em exportação.

“O segmento das micro e pequenas empresas é muito representativo no estado, mas elas respondem por menos de 3% do total exportado. Temos muito a crescer em termos de comércio exterior”, destacou Célio Bayer, presidente da Câmara da Micro e Pequena Indústria da FIESC.

Maitê Bustamante, presidente da Câmara de Comércio Exterior da FIESC, lembrou das dificuldades que os empreendedores ainda enfrentam para se internacionalizarem, às quais se soma ainda o cenário de intensa alteração do câmbio. “Além do esforço para acessar mercados externos e adquirirem insumos, as pequenas e médias geralmente não têm conhecimento e têm dificuldades em entender como funcionam os mecanismos de proteção cambial”. A especialista destacou alguns instrumentos para facilitar esse processo.

O caminho da internacionalização é possível, como expuseram Leonir Tesser e Carolina Tesser, da fabricante catarinense de móveis Temasa. À frente da empresa de Caçador que se tornou uma referência em exportações, os empreendedores trouxeram algumas recomendações na transmissão. “Como uma gangorra, há altos e baixos, e o empresário precisa se estar preparado para isso”, afirmou Leonir. “Mas existem ferramentas que podemos usar para entrar no mercado internacional e o empreendedor de Santa Catarina tem capacidade para competir”, finalizou Caroline.



>>>> Acompanhe a live na íntegra

::: Confira também no canal da FIESC no Youtube as transmissões realizadas pela Federação para ajudar o estado a superar a crise.


Siga a FIESC nas redes sociais
Facebook: https://www.facebook.com/FIESC
Twitter: https://twitter.com/FIESC
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/sistema-fiesc
Youtube: https://www.youtube.com/fiescnet

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.