Equipe do SENAI de Rio do Sul se prepara para a IRONCup 2020

Estudantes do curso de automação industrial vão a Minas Gerais participar da competição que ocorre de 28 de fevereiro a 1º de março

Rio do Sul, 20.02.2020 - Depois de conquistar o primeiro lugar na categoria Sumô Mini 500g Autônomo no 2º Summit de Robótica em Joinville, a equipe do SENAI Rio do Sul participa do IRONCup 2020. A competição ocorre de 28 de fevereiro a 1º de março, em Santa Rita do Sapucaí (MG), localidade conhecida como o Vale da Eletrônica. O evento reunirá 600 estudantes de nível técnico e universitário, responsáveis pela construção de mais de 300 robôs que competirão nas modalidades Combate, Sumô, Seguidor de Linha, Robô Trekking e Futebol de Robôs.

Integram a equipe do SENAI Rio do Sul os alunos Rafael Dalmarco, Willian Ferreira, Mateus Schneider e Anselmo Sophiate Neto, assim como os professores Wilson Massami Ishihara e Antonio Ricardo Salvador. Eles adaptaram e prepararam três robôs, um seguidor de linha e um sumô 3 kg, além do sumô 500g que usaram em Joinville. “Os alunos estão ajustando os robôs, resolvendo problemas e fazendo testes para executar a programação de maneira eficiente. Queremos mostrar o que eles aprenderam sobre robôs autônomos, utilizando sensores e simulando um ambiente industrial. Hoje já existem robôs que fazem paletização nas indústrias, seguindo linhas para executar determinadas tarefas, mas para isso funcionar é preciso ter um profissional qualificado”, explica o professor Wilson Massami Ishihara.

“Nós esperamos adquirir mais conhecimentos na competição, descobrir novidades na área de robótica, visitar um lugar que é berço de tecnologia no Brasil”, comenta Rafael Dalmarco. “Quem sabe também ingressar numa profissão nessa área, fazer contatos, aprender com quem já está num nível mais avançado”, completa o colega, Willian Ferreira.

Os vencedores da modalidade Sumô ganharão certificação para participar do All Japan Robot Sumo Tournament, torneio mundial que ocorre em dezembro, em Tóquio, no Japão. A equipe conta com apoio do SENAI, Unidavi e das empresas Agile Impress, Manoel Marchetti e Curt Schroeder.

Para saber mais sobre a IRONCup clique aqui.

Com informações da assessoria de imprensa da vice-presidência Alto Vale do Itajaí