Em Rio do Sul, FIESC debate inclusão e lança portal com oportunidades de emprego

O paratleta Fernando Fernandes participou do encontro realizado nesta quarta-feira (30) e compartilhou sua história de superação

Florianópolis, 31.10.2019 – A Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) lançou nesta quarta-feira (30) o Portal da Inclusão em Rio do Sul com a participação do paratleta Fernando Fernandes.  A plataforma conecta pessoas com deficiência que procuram trabalho a empresas que querem contratar. Além das oportunidades de emprego, o portal oferece informações sobre eventos, serviços e cursos.

Fernando é esportista desde jovem e se agarrou ao que ama fazer para superar os desafios depois que uma lesão na coluna cervical paralisou seus movimentos da cintura para baixo. “Não é porque estou numa cadeira de rodas que sou inválido. O esporte me fez recuperar a sensação de capacidade. Eu uso ele como uma forma de comunicação para quebrar paradigmas da sociedade e incentivar as pessoas a encontrarem sua própria motivação”, disse.

A canoagem foi uma das primeiras práticas escolhidas pelo esportista. “Resolvi valorizar o que tenho de melhor. Não é esta cadeira que me define. Eu faço o que ninguém espera e minha limitação física não limita meus sonhos. É no dia a dia que definimos as vitórias, colocando a alma no que que fazemos e vendo menos problemas nos problemas”, acrescentou.

O paratleta já foi protagonista do quadro Desafio Sem Limites do Esporte Espetacular, no qual esquiou, pulou de paraquedas e desceu cachoeiras. É apresentador do quadro Sobre Rodas no Esporte Espetacular, da Globo, e Além dos Limites, no canal OFF.  “Tenho muito mais força mental e autoconfiança agora, nunca imaginei que uma mudança tão brusca poderia fazer isso comigo”, concluiu.

“O SESI tem como missão melhorar a vida das pessoas e o esporte faz isso, traz saúde e motivação. Nosso objetivo foi trazer alguém que venceu obstáculos e estimular as pessoas a terem coragem para encarar os desafios da vida”, comentou Giovane Honorato de Carvalho, gerente-executivo do SESI e SENAI no Alto Vale.

Parte do valor arrecadado com a venda dos ingressos será doado ao paratleta Bruno Becker da Silva, de Rio do Sul, que já conquistou vários troféus, inclusive quebrando o recorde brasileiro no Campeonato Mundial de Natação, em Londres, no mês de setembro.

Com informações da assessoria de imprensa da Vice-presidência do Alto Vale do Itajaí.

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina
imprensa@fiesc.com.br | 48 3231 4244