Wilson Bricio assume a presidência da ZEN

Fábrica em Brusque está sendo ampliada em 6 mil metros quadrados; investimento total é de R$100 milhões, incluindo obras e equipamentos

Florianópolis, 2.07.2024 - A ZEN, indústria de Brusque com presença global no mercado automotivo, acaba de anunciar Wilson Bricio como seu novo CEO. Segundo a empresa, o executivo assume a liderança em um momento estratégico de fortalecimento de sua posição no mercado através da promoção de uma cultura organizacional focada no cliente.

“Assumir a presidência da ZEN neste momento, em que a empresa está comprometida com a competitividade a longo prazo, é um verdadeiro privilégio. Estamos dedicados a desenvolver e implementar estratégias que vão nos permitir prosperar diante das novas dinâmicas do mercado”, comenta o novo CEO.

Bricio sucede a Gilberto Heinzelmann, que comandou a companhia entre 2012 e 2023.

A empresa tem realizado investimentos para aprimorar a experiência e fortalecer o relacionamento com seus clientes. No último ano, lançou 600 novos itens em seu portfólio e implementou centros de distribuição estratégicos no Brasil, além de adotar uma abordagem mais próxima aos profissionais de reparação automotiva.

Outro destaque é a expansão da fábrica, que inclui a construção de um novo galpão de 6 mil metros quadrados e investimento total de R$100 milhões em obras e equipamentos de última geração. A inauguração está prevista para os próximos meses.

Sobre a ZEN

A ZEN exporta  para mais de 60 países. Atualmente tem cerca de 900 colaboradores e o volume anual de produção ultrapassa 15 milhões de componentes. Apoiada em um sistema Lean de produção e premiada internacionalmente pelo Global Kaizen Award, a ZEN mantém rigorosos processos de qualidade e gestão, certificados pelas normas ISO 9001, IATF 16.949 e ISO 14.001.

Sobre Wilson Bricio

Wilson Bricio tem carreira consolidada no setor automotivo. Formado em engenharia mecânica e com pós-graduação em Administração Industrial o gestor realizou programas de desenvolvimento para executivos, entre eles do IMD, na Suíça. Atuou no Grupo ZF por 18 anos. Na empresa alemã, ocupou de 2005 a 2019 a cadeira de presidente na América do Sul e CEO no Brasil. O trabalho incluiu gestão de mudanças, com a condução da integração de três empresas ao grupo, e a implantação de novos modelos organizacionais e de negócios.

Além da atuação corporativa, Bricio também passou por cargos em associações e entidades de classe nacionais e internacionais e é presidente de honra da Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil). Por sua contribuição para a indústria automotiva, foi reconhecido em 2015 com o título de “Profissional do Ano de Autopeças”, concedido pelo Prêmio Rei.

Com informações da Zen S.A.