Florianópolis, 29.04.2025 - O Grupo Rohden, de Salete, alcançou em 2024 a produção anual de 1,5 milhão de portas. De acordo com Jorge Luis Rohden, CEO do grupo e terceira geração deste negócio familiar, o foco é o mercado internacional, já que a Rohden exporta mais de 70% da sua produção. A empresa expõe no Espaço Indústria da FIESC.
As unidades de Salete e Encruzilhada (RS) produzem exclusivamente para exportação. Por ano, mais de 1,5 mil contêineres são embarcados para outros países. “Considerando apenas o transporte marítimo, a Rohden é a maior exportadora de portas de madeira do mundo para o mercado americano, segundo dados das autoridades portuárias locais”, revela Jorge. Inglaterra e Canadá também compram da Rohden.

Com a expansão da atuação do grupo, outros negócios estão sendo agregados, como é o caso das participações em iniciativas do varejo e a aquisição de galpões para locação. “A inovação e a sustentabilidade estão no nosso DNA. Além das portas, temos a produção de vidros para a refrigeração comercial e para linha branca, e esquadrias de alumínio”, acrescenta ao portfólio o executivo.
Há galpões para locação em Araquari (68 mil metros quadrados), Navegantes (85 mil metros quadrados) e Garuva (68 mil metros quadrados).
Negócio familiar
O negócio nasceu em 1938 com Samuel Rohden, fabricando inicialmente malas, cadeiras, bancos de madeira e carretéis para cabos. Em 1990, seu filho, Lino Rohden, assumiu os negócios e protagonizou a expansão internacional do grupo. “Em 2024, alcançamos uma conquista importante com a produção da porta de número 20 milhões. Nosso maior crescimento se deu durante a pandemia”, conta Lino.

Em 2024, o grupo concluiu seu processo de sucessão e Lino, que agora preside o conselho da companhia, passou o comando da empresa ao seu filho Jorge Luis Rohden.
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina - FIESC
Gerência de Comunicação Institucional e Relações Públicas
Quer ficar por dentro das principais notícias sobre economia e negócios em Santa Catarina, no Brasil e no mundo? Assine a newsletter Indústria News e tenha acesso todos os dias a melhor curadoria de conteúdo econômico, além de notícias exclusivas sobre a indústria catarinense. Você escolhe como receber: direto no seu e-mail, no WhatsApp, ou no LinkedIn. Assine.