Vendas da indústria catarinense acumulam redução de 0,8% no ano

Estudo da FIESC mostra que, apesar de leve melhora em outubro, faturamento do setor produtivo segue em baixa em 2014

Florianópolis, 03.12.2014 – A indústria catarinense acumula redução de 0,8% nas vendas até outubro, na comparação com os dez primeiros meses de 2013.  O recuo ocorre apesar do ganho de 1,8% registrado em outubro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Estas informações integram o levantamento Indicadores Industriais de SC, divulgado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC) nesta quarta-feira (03).

Entre os 15 principais segmentos da indústria catarinense, as maiores perdas no ano são registradas nos setores de metalurgia (-12%) e autopeças (-9,7%). Já em outubro, os maiores ganhos foram obtidos pelas empresas de alimentos (+25,7%) e bebidas (+12,3%).

Também de acordo com a pesquisa, os indicadores de horas trabalhadas, massa salarial real e utilização da capacidade instalada ficaram negativos em outubro, com perdas de 1,7%, 2,9% e 0,1 ponto percentual, respectivamente. No acumulado do ano, no entanto, os números estão melhores, com ganhos de 0,6% 2% e estabilidade em 83,4%, respectivamente.

Brasil – Segundo dados divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), as vendas do setor produtivo nacional também tiveram alta em outubro (1,3%), mas seguem negativas no acumulado do ano (-1,7%). Os indicadores de horas trabalhadas e de utilização da capacidade instalada estão negativos tanto no mês (-4,9% e -1,6 p.p.) quanto no ano (-3,1% e -1,4 p.p.). A massa salarial real é o único índice a registrar ganho em outubro (0,7%) e nos dez primeiros meses do ano (2,4%).

Acesse as pesquisas completas da FIESC e da CNI

Fábio Almeida