Grupo brasileiro inicia participação na Feira de Cantão, na China

O evento é considerado a principal plataforma de negócios do país asiático. Comitiva, liderada pela FIESC, também visitou o estaleiro GSI, em Guangzhou

Florianópolis, 15.10.2015 – Os integrantes da missão empresarial brasileira à China iniciaram nesta quinta-feira (15) a participação na Feira de Cantão, em Guangzhou. O evento é considerado pelo governo chinês a principal plataforma de negócios do país. O grupo, liderado pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC), também visitou o estaleiro Guangzhou Shipyard (GSI). A comitiva tem 145 empresários de oito Estados brasileiros.

Nesta edição, a feira multissetorial tem 60,2 mil estandes e estima receber mais de 150 mil visitantes até o final do evento. Ela está alinhada à política comercial chinesa que pretende construir a nova Rota da Seda para ampliar o comercio entre Oriente e Europa e alcançar um mercado de 4,4 bilhões de consumidores. Para isso está prevista a construção de uma extensa rede de rodovias, ferrovias, oleodutos, além de portos.

Guangzhou é um centro político, econômico, científico, educacional e cultural e a maior cidade litorânea e com maior circulação de pessoas do sul da China. Ainda na cidade, a comitiva visitou o estaleiro GSI, que atua na construção e reparação naval. Fundado em 1997, está listado no mercado de ações de Hong Kong e Xangai como o primeiro estaleiro da China. Entre os principais clientes estão a Shell, General Electric, Chevron, ExxonMobil, Maersk, Dupont e Sandvik.

Dâmi Cristina Radin
damicr@fiesc.com.br