Competências para aproveitar oportunidades

Revista da FIESC aborda transformações que ocorrem no mundo do trabalho e em setores como alimentos, máquinas agrícolas, energia, construção e brinquedos, além de terceirização e investimentos da indústria

Florianópolis, 7.8.2017 - A décima terceira edição da revista Indústria & Competitividade, da FIESC, destaca as habilidades mais requeridas no mundo do trabalho contemporâneo e do futuro próximo, de acordo com projeções do Fórum Econômico Mundial. São as habilidades (ou competências) socioemocionais, tais como o interesse por novidades, a capacidade de trabalhar em equipe e a criatividade. Em um mundo repleto de inovações tecnológicas e de novas possibilidades por elas abertas, competências como essas ajudam as organizações – e a sociedade como um todo – a se tornarem mais produtivas e inventivas. A reportagem de capa da revista demonstra de que forma o conceito evoluiu e como ele está sendo incorporado em programas educacionais de empresas, em escolas profissionais da FIESC e em escolas da rede pública de Santa Catarina, com o apoio do Movimento Santa Catarina pela Educação. Clique aqui e acesse a Revista.

Outro assunto em destaque da revista é o agronegócio. Na entrevista principal o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, dá uma dimensão do impacto sofrido pelo setor de carnes de frango e suína com a crise de imagem a partir da Operação Carne Fraca. O executivo também destaca as incríveis vantagens comparativas do Brasil nesse segmento e avalia o seu potencial para o desenvolvimento socioeconômico do País, e em especial da região Sul. Um exemplo desse potencial é demonstrado na reportagem sobre a indústria de máquinas agrícolas do Estado, que está em crescimento acelerado este ano em função da supersafra de grãos – que em grande parte é matéria-prima da indústria de carnes – e das melhores condições de financiamento oferecidas pelo Plano Safra.

O setor de energia é abordado em reportagem sobre a geração distribuída, que cresce a passos largos no Brasil e particularmente em Santa Catarina. A modalidade em que os consumidores também se tornam geradores de energia é uma fonte de oportunidades de novos negócios que atrai a atenção de algumas das maiores empresas do Estado. O setor de construção civil está no foco de uma reportagem que aborda os desafios de segurança do trabalho nessa indústria e apresenta o programa Construção Mais Segura, do SESI e de sindicatos do setor, que objetiva tornar Santa Catarina o melhor estado do País no quesito. Outro setor da indústria enfocado é o de brinquedos, que se vê diante do desafio de se atualizar diante da invasão de diversões eletrônicas e de brinquedos asiáticos mais baratos. A reportagem revela algumas estratégias vencedoras adotadas por empresas catarinenses.

A edição traz ainda matérias sobre a lei da terceirização, que tem potencial para estimular novos investimentos no Estado mas ainda não oferece segurança jurídica para as contratações, devido a contestações na Justiça, e sobre a disposição do industrial catarinense em investir, porém sem realizar todo o potencial devido ao cenário de incertezas. O empresário Cide Damiani, da indústria de roupas Damyller, é o enfocado na seção Perfil, e o artigo é assinado pelo general Juarez Aparecido de Paula Cunha, chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército.