Aumento do poder aquisitivo na China é oportunidade para exportador brasileiro

A cônsul-geral do Brasil em Xangai diz que o país asiático será o maior importador mundial de alimentos em 2018. Ela proferiu palestra aos integrantes da missão brasileira à China, liderada pela FIESC

Florianópolis, 13.10.2015 – A mudança no poder aquisitivo dos chineses, com previsão de crescimento no consumo das famílias, que passará de 35% do PIB para 45% até 2020, além do aumento do número de pessoas na classe média – cerca de 40% da população do país até 2020, abrem mais possibilidades de ampliar o comércio entre Brasil China. As informação são da cônsul-geral do Brasil em Xangai, Ana Candida Perez, que proferiu palestra aos integrantes da missão empresarial brasileira à China, durante seminário, realizado nesta segunda-feira (12), em Xangai. A missão, com 145 participantes, é organizada pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (FIESC).

Segundo a consul-geral, a China será o maior importador mundial de petróleo em 2017 e de alimentos em 2018. O país já é o segundo maior mercado no mundo em serviços de saúde. Conforme dados apresentados na palestra, a China deve manter a taxa de crescimento anual entre 6% e 7,5%. O país, que hoje é considerado a “fábrica do mundo”, deve basear seu crescimento no mercado interno. Com a população deixando o campo e indo para as cidades, a China tem desafios na urbanização, que demandarão investimentos em infraestrutura, mobilidade e construção de moradias. A tendência também é de crescimento dos investimentos em eficiência energética e na economia verde.

Nesta terça-feira, ainda em Xangai, a delegação visitou a Demc, empresa de alta tecnologia que fornece soluções integradas de montagem à indústria automotiva. Fundada em 2003, a companhia, de capital aberto, emprega 1,5 mil trabalhadores e tem entre os principais clientes a General Motors, Ford, BAIC, Honda, BMW, Volvo, Changan e Geely. A indústria tem plantas produtivas em outras cinco províncias chinesas, além de escritórios de representação no Brasil, Estados Unidos e Alemanha. No ano passado, a empresa, que tem 25% de participação de mercado na China, lucrou US$ 258 milhões.

Nesta quarta-feira, a comitiva brasileira viaja de Xangai para Guangzhou, cidade em que é realizada a Feira de Cantão, evento que conta com mais de 60 mil expositores e apresenta mais de 150 mil produtos. A feira é realizada duas vezes ao ano − na primavera e no outono. Em sua última edição, em abril de 2015, participaram 184,8 mil visitantes estrangeiros. Estima-se que foram fechados US$ 28 bilhões em negócios. Ainda em Guangzhou, a delegação realizará visita técnica à Shipyard International Company, grupo industrial que atua na construção e reparação naval, estruturas de aço, máquinas e produtos eletrônicos.

Capital da província de Guangdong, Guangzhou é o centro político, econômico, científico, educacional e cultural da província, sendo a maior cidade litorânea e com maior circulação de pessoas do sul da China. Guangdong é uma das mais promissoras províncias da China, com uma população de 83 milhões de habitantes. Além disso, sedia importante parque industrial de alta tecnologia.

Assessoria de Imprensa da FIESC
48 3231 4670 | 48 8421 4080