Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

Alunos de Joinville, Luzerna e São Bento do Sul se habilitam para seletiva nacional do mundial de profissões

Segunda fase da seletiva estadual foi realizada esta semana no SENAI em Joinville

Joinville, 21.07.2017 – Mais quatro estudantes estão habilitados à seletiva nacional para a WorldSkills Competition, o torneio internacional de educação profissional, de 2019, na Rússia: Gean Luiz Leonato (de Luzerna), Allan Scholze (de São Bento do Sul), Leonardo Augusto Feuser e Marielle Fernanda Rech (de Joinville). Eles foram os vencedores na segunda fase da etapa estadual, encerrada nesta sexta (21), em Joinville, respectivamente nas ocupações de Tornearia CNC, Fresagem CNC, Construção de Moldes e Confeitaria. Agora, esses estudantes, todos do SENAI/SC, entidade da FIESC, assim como os vencedores da primeira fase, terão que continuar treinando e evoluindo para assegurar a vaga na fase nacional.

Em todas as etapas da competição, os estudantes realizam tarefas típicas das profissões e ocupações para as quais estão se formando. Eles são avaliados pela excelência do produto final e pelos conhecimentos, habilidades e atitudes que demonstram. Os critérios de julgamento atendem as demandas do mercado de trabalho e do que é esperado de um trabalhador do século XXI.

“Treinei bastante, foi uma experiência diferente, nessa forma de avaliação. Meu orientador aplicou um bom treinamento, o que me deixou confortável para realizar cada etapa das provas”, disse a estudante Marielle Fernanda Rech, de Joinville.

A pressão foi maior para Allan Scholze, de São Bento do Sul, que disputava a prova pela segunda vez. “Contou o maior empenho nos treinamentos e não desistir nunca. Agora é continuar treinando porque a próxima etapa é mais difícil”, explicou Allan, treinado pelo irmão Alef Scholze, vencedor da seletiva nacional da WorldSkills Competition em 2015.

O estudante Leonardo Augusto Feuser, de Joinville, estava feliz e ao mesmo tempo pensativo. “Valeu muito a pena todo o empenho. Agora vem a próxima fase, mais difícil, vamos continuar treinando o máximo para vencermos.”

O aluno do SENAI de Luzerna Gean Luiz Leonato, lembrou a importância do seu orientador. “Ele acompanhou e orientou todo o meu treinamento, foi fundamental. O apoio da família também foi importante. Vamos em frente, teremos novos desafios.”

O coordenador da etapa estadual das seletivas em Joinville, Daniel de Aviz, classificou a semana de provas como muita rica pelo processo de aprendizagem que gera para avaliadores e estudantes. “Cada um deu o melhor de si, trouxe o aprendizado da sua escola para cá e tivemos a missão de escolher os melhores trabalhos.“

As seletivas estaduais prosseguem de 7 a 11 de agosto em Florianópolis e em São José. Em Florianópolis ocorrem as provas de Administração de Sistemas de Redes (com estudantes de Blumenau, Florianópolis e Tubarão) e Design Gráfico, com um estudante de Florianópolis que terá que alcançar as notas mínimas para se habilitar à fase nacional. A mesma situação será vivida por dois alunos de São José que disputarão, em sua cidade, as provas de Manutenção Aeronáutica e Eletrônica Industrial.

As próximas etapas serão em Jaraguá do Sul, Chapecó e Joaçaba/Luzerna (14 a 18 de agosto), Lages e Rio do Sul (de 28 de agosto e 1º de setembro) e São Bento do Sul (de 18 a 22 de setembro).

Worldskills Competition

Enquanto um total de 59 estudantes disputam vagas em 30 ocupações para a WorldSkills Competition de 2019 na Rússia, cinco catarinenses já estão classificados para a edição de outubro de 2017, em Abu Dhabi. Rodrigo Keller (de Joinville, em Fresagem CNC), Bruno Davila Gruner (de Jaraguá do Sul, em Polimecânica), Rafael De Borba (de Palhoça, em Manutenção de Aeronaves), Eric Cristhiano Marcelino da Silva (de Tubarão, em Web Design) e Ana Carolina Gomes Jacinto (de Blumenau, em Vitrinismo) são os catarinenses que integrarão a delegação brasileira no Mundial deste ano.

 

Conheça os medalhistas da etapa de Joinville:

Tornearia CNC

Ouro: Gean Luiz Leorato (Luzerna)

Prata: Vitor Mateus da Maia (Joinville)

Bronze: Guilherme Filipp – (Jaraguá do Sul)

Fresagem CNC

Ouro: Allan Scholze (São Bento do Sul)

Prata: Bruno Paradella Veiga (Joinville)

Construção de Moldes

Ouro: Leonardo Augusto Feuser (Joinville)

Confeitaria

Ouro: Marielle Fernanda Rech (Joinville)

 

Assessoria de Imprensa

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Com informações de Dalires Somavilla, EDM Logos

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.