Pular para o conteúdo principal

Quer receber nosso conteúdo exclusivo? Inscreva-se!

SENAI Challenge desafia aluno a criar projetos focados na indústria

Na etapa final, estudantes da entidade apresentaram projetos de karts, carros compactos, coleções de moda, robôs, cadeiras de rodas automatizadas, hóquei e games para informática produzidos ao longo do ano como atividades práticas dos cursos; alunos de Blumenau, Criciúma, Curitibanos, Joaçaba, Joinville, Lages e Palhoça foram os vencedores das categorias

Florianópolis, 11.11.2018 – A etapa final do SENAI Challenge 2018 mobilizou mais de quatro mil pessoas em Joinville nos dias 9 e 10 de novembro. Os estudantes da instituição em Blumenau, Criciúma, Curitibanos, Joaçaba, Joinville, Lages e Palhoça subiram ao ponto mais alto do pódio, graças ao resultado alcançado nos desafios recebidos em aulas práticas de cursos técnicos e de aprendizagem industrial do SENAI em todo o estado. Como atividades práticas de seus cursos ao longo do ano, eles construíram karts, carros compactos, coleções de moda, robôs, cadeiras de rodas automatizadas, hóquei e games para informática.

Clique aqui para ver a cobertura fotográfica do evento 

Roberto de Medeiros Junior, diretor de Inovação e Produto do SENAI/SC, apontou o empenho e dedicação dos estudantes com responsáveis pelo resultado dos trabalhos e sucesso do SENAI Challenge. "Todos saem daqui com a premiação da competência e do aprendizado", disse.
O professor do SENAI Lages João Carlos Giotto Junior comemorou o desempenho dos estudantes. "É resultado do trabalho de desde o começo dos cursos porque eles usam o conhecimento de todas as disciplinas [para a construção dos projetos]. Durante o SENAI Challenge eles ainda têm o ganho da troca de experiência e de poder exercitar a superação de dificuldades na prática", disse.

João Vitor da Silva, estudante dos cursos técnicos de manutenção automotiva e de mecânica industrial do SENAI Joinville, destacou a interação entre os colegas e o apoio recebido dos professores. "Aplicamos no nosso projeto o que aprendemos durante os cursos, isso permitiu realizar o trabalho com agilidade e rapidez", afirmou.

A vitória na edição do ano passado na prova de desenvolvimento da Cadeira de Rodas Automatizada motivou ainda mais os alunos do SENAI de Curitibanos. "Começamos do zero e utilizando o que tínhamos de mais moderno em tecnologia. Estamos felizes pelo resultado", ressaltou Everton Antunes de Souza, estudante do curso técnico de eletromecânica.

A delegação de Criciúma estava muito feliz pelas três posições alcançadas na modalidade Coleções de Moda. "É muito trabalho, dedicação, empenho e amor. Gostamos do que fazemos. Se temos agulha e linha podemos fazer uma coleção", garantiu a estudante do curso técnico de modelagem de vestuário, Suelen Figueiredo, da equipe Marrocos.

O evento tem entre os objetivos buscar alternativas para questões desafiadoras da indústria, promover a qualificação e o desenvolvimento de competências profissionais, além de estimular a aplicação de metodologias práticas de ensino. 

O SENAI Challenge envolveu oito cursos técnicos, 35 unidades e mais de 2 mil alunos e 150 docentes. O evento final contou com o apoio da Prefeitura de Joinville. 

Vencedores do SENAI Challenge 2018

Kart Elétrico

1º lugar - Joaçaba
2º lugar - Jaraguá do Sul
3º lugar - Indaial

Kart Elétrico - desafio dos campeões

1º lugar - Palhoça
2º lugar - Joinville
3º lugar - Palhoça

Carro compacto

1º lugar - Joinville
2º lugar - Capivari de Baixo
3º lugar - Blumenau

Robótica móvel

1º lugar - Lages
2º lugar - Joinville 
3º lugar - Rio do Sul

Cadeira de rodas automatizada

1º lugar - Curitibanos
2º lugar - Otacílio Costa
3º lugar - Porto União

Desenvolvimento de games

1º lugar - Blumenau
2º lugar - Joinville
3º lugar - Luzerna

Hóquei automatizado

1º lugar - Lages
2º lugar - São Bento do Sul
3º lugar - São Miguel do Oeste

Coleções de moda

1º lugar - Criciúma - equipe Marrocos
2º lugar - Criciúma - equipe Cruzeiro
3º lugar - Criciúma - Brasília

Junto ao SENAI Challenge, Joinville promoveu o Mundo SENAI e a Secretaria Municipal de Educação promoveu um Torneio de Robótica. As provas contaram com a participação de escolas municipais de Joinville em três modalidades.

Vencedores Torneio de Robótica:

Artbot

1º lugar - Curt Lego - Escola Municipal Curt Alvino Monich
2º lugar - R2D2 - Escola Municipal Pastor Hans Muller
3º lugar - Mecânicos do Hawai - Cesita - Centro Educacional e Social do Itaum

Desafio de Robôs

1º lugar - Sadalhama - Escola Municipal Sadala Amin Ghanem
2º lugar - Robô Isabela - Escola Municipal Pe. Valente Simioni
3º lugar - PED - Escola Municipal Lacy Flores

Desafio Worldcraft: Geração de Energia

1º lugar - Os Incríveis - Escola Municipal Paul Harris
2º lugar - Solar Craft - Escola Municipal Pastor Hans Muller
3º lugar - Mine Team - Escola Municipal Osvaldo Cabral

 

Com informações da EDM Logos

Assessoria de Imprensa
Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

 

Indústria News

Inscreva-se e receba diariamente por e-mail as atualizações da indústria de Santa Catarina.
Confira edições anteriores.